Ministério da Justiça suspende venda de iPhone sem carregador no Brasil - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Ministério da Justiça suspende venda de iPhone sem carregador no Brasil

Por meio de um despacho publicado hoje, 06, no Diário Oficial da União, o Ministério da Justiça do Brasil determinou a suspensão da venda de aparelhos iPhone que estão sem a presença do carregador, acompanhado por uma multa de R$ 12 milhões à fabricante Apple. 

Ministério da Justiça suspende venda de iPhones sem carregador de bateria e  multa Apple em R$ 12 mi - Tecnologia - Diário do Nordeste

Foto: Divulgação

A empresa deixou de incluir o adaptador de tomada em todos os seus celulares em outubro de 2020, após anunciar os novos iPhones 12, afirmando que a decisão fazia parte de seus objetivos ambientais. No mesmo ano, em outubro, o Ministério da Justiça e a Segurança Pública notificaram a fabricante, visando que ela justificasse a falta de carregadores. 

Ministério da Justiça proíbe venda de iPhone sem carregador na caixa -  Viagora

Foto: Divulgação

O texto publicado hoje no Diário Oficial da União reitera “cassação de registro dos smartphones da marca iPhone introduzidos no mercado a partir do modelo iPhone 12 e suspensão imediata do fornecimento de todos os smartphones da marca iPhone, independentemente do modelo ou geração, desacompanhados do carregador de bateria”.

Ministério da Justiça proíbe Apple de vender iPhone sem carregador no  Brasil - Anota Bahia

Foto: Divulgação

Porém, o Ministério da Justiça decidiu não aplicar imediatamente a multa, caso a Apple não suspenda a venda dos celulares sem carregador, onde a pena será aplicada posteriormente, se verificado que a empresa voltou atrás na decisão.