Château Lafite lança o seu Anseillan marcando o 150º ano de sua aquisição pela família Rothschild - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Château Lafite lança o seu Anseillan marcando o 150º ano de sua aquisição pela família Rothschild

Château Lafite Rothschild lança seu primeiro novo rótulo de vinho em mais de um século, batizado de Anseillan du Château Lafite Rothschild, que se pode encontrar pelo valor de $ 100. Com safra 2018, a vinícola apresenta esta versão que é o resultado de um projeto que começou em 2014, que envolve 48 por cento de Merlot, 39 por cento de Cabernet Sauvignon e 13 por cento de Petit Verdot.

Este primeiro lançamento de Anseillan du Château Lafite Rothschild recebe o nome de uma aldeia do século XVI, que fez parte da região de Lafite desde que foi totalmente fundado pelo barão Elie de Rothschild, em 1970. “O início do projeto remonta a 2014, durante uma sessão de blending para a equipe Lafite. Começou lentamente, no início produzindo apenas algumas centenas de magnums todos os anos”, explicou Saskia de Rothschild, presidente executiva da DBR Lafite.

 

“Esperamos para ver como essas garrafas evoluíram. Em 2021, provamos todos os ensaios que produzimos em todas as safras anteriores e descobrimos que havia algo ali. Foi então que a equipa decidiu lançar este vinho com a colheita de 2018.” Não é à toa que a família Rothschild também comemorou o 150º aniversário da aquisição do Château Lafite em 2018.

Os vinhedos de Anseillan cercam o vilarejo, que pode ser visto das janelas do castelo Lafite Rothschild, ilustrado no rótulo despojado de dois tons. A casa de pedra, típica da região, fica no topo de um afloramento de cascalho perto de florestas, pântanos e campos de pastagem de vacas. Os vinhedos estão sendo reformados e serão usados ​​para testar novas técnicas de cultivo que continuarão a aumentar sua biodiversidade. Desde que assumiu o cargo de presidente executiva em 2018, uma das principais iniciativas de Saskia de Rothschild foi converter todos os vinhedos do domínio em orgânicos e biodinâmicos.

O vinhedo Anseillan é um playground incrível em termos de terroir, pois existem três solos diferentes, cascalho, argila e argilo-calcário. “Hoje, somos responsáveis ​​por reestruturá-lo para os próximos cinqüenta ou cem anos”, diz Louis Caillard, diretor de viticultura da Lafite. Após a colheita, as uvas das várias parcelas são vinificadas separadamente em tanques de betão, madeira e inox, envelhecidas em barricas feitas pela própria tonnellaria do domínio e depois misturadas antes do lançamento.

 

O Anseillan 2018 apresenta uma cor violeta intensa e aromas de cereja preta, amora e especiarias de panificação. Na boca é cheio, com sabores de figo roxo, cassis, chocolate amargo, cravo e um toque de fumaça que permeia o longo final. Está a beber bem neste momento, mas os taninos rigorosos irão suavizar com mais um ou dois anos de envelhecimento em garrafa. A janela perfeita para beber é de agora até 2028. O preço atual de varejo para um Château Lafite Rothschild 2018 é de US$ 1.500, o que o mantenha fora do alcance de muitos clientes de restaurantes.