Pinacoteca promove exposição que dialoga sobre a modernidade na arte dos Estados Unidos - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Pinacoteca promove exposição que dialoga sobre a modernidade na arte dos Estados Unidos

Localizada em um edifício construído em 1900 no Jardim da Luz, centro de São Paulo, a Pinacoteca é um dos mais importantes museus de arte do Brasil, e inaugurou na última semana uma exposição que retrata a modernidade presente na arte norte-americana. 

Pinacoteca do Estado de São Paulo / Paulo Mendes da Rocha + Eduardo  Colonelli + Weliton Ricoy Torres | ArchDaily Brasil

Foto: Divulgação

Nomeada como “Pelas Ruas: vida moderna e experiências urbanas na arte dos Estados Unidos 1893-1976”, a exposição é propositalmente realizada no ano em que o Brasil celebra o centenário da Semana de Arte Moderna e o bicentenário da Independência de 1822, dialogando com ambos os eventos e examinando como a ideia de modernidade foi elaborada, apresentada e discutida fora do país, especificamente nos Estados Unidos. 

Exposição Pelas ruas: vida moderna e experiências urbanas na arte dos Estados Unidos, com curadoria de Valéria Piccoli, Taylor L. Poulin e Fernanda Pitta, na Pinacoteca.

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil 

Reunindo 150 obras de 78 artistas, entre eles Andy Warhol e Edward Hopper, a exposição é uma colaboração com a organização Terra Foundation for American Art, sendo um passeio pelas cidades do país norte-americano, dialogando com suas transformações em grandes centros urbanos e com os prédios que se erguiam cada vez mais em direção ao céu. 

Pinacoteca de São Paulo lança nova plataforma online e amplia a experiência  do visitante; saiba tudo!

Foto: Divulgação

Sob curadoria de Valéria Piccoli, Fernanda Pitta e Taylor L. Poulin, a exposição poderá ser visitada até 30 de janeiro de 2023, com sete salas totalmente dedicadas ao tema.