Viva uma experiência Hogwarts em castelo de Campos do Jordão - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Viva uma experiência Hogwarts em castelo de Campos do Jordão

Hotel cria escola de magia e bruxaria em castelo de Campos do Jordão, reunindo durante um mês jovens do Brasil todo para aprenderem tudo de feitiçaria, com aulas temáticas. Inspirada no universo da saga Harry Potter, a Escola traz em um castelo toda a experiência de Hogwarts para os fãs de Harry Potter. A Escola de Magia e Bruxaria (EMB) do Brasil, localizada no interior do estado de São Paulo, traz assim a oportunidade para muitos de participar e realizar um sonho, desde 2016. Pois são quatro dias de imersão em um enorme castelo, com aulas e atividades inspiradas no universo mágico da saga.

Esta é definitivamente uma escola diferente e traz essa temática ao Vale, atraindo alunos de todas as idades e lugares do país durante um mês, onde jovens voltam-se para aprenderem tudo de feitiçaria, com aulas temáticas e professores à disposição. Com a estrutura de um Castelo, o local permite que os estudantes passem por essa imersão em um mundo mágico como em todas as casas de Hogwarts: Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-lufa. “São, ao todo, quatro casas e elas são como famílias. Por todos os dias, os alunos trajam as roupas com as cores das casas e fazem atividades que contam pontos para elas”, conta Amanda Godoi, uma das criadoras e idealizadoras do local.

Segundo a diretora, os alunos são divididos em casas e durante todo o período que passam lá, ficando juntos e convivendo com ocorre na própria saga. Com aulas de botânica e poção mágica, os alunos têm aulas e até provas ao passar dos dias. “Os alunos estudam mesmo! No final do curso, temos o conselho de classe, onde os professores se juntam e contam os pontos dos alunos”, diz Amanda. Assim como na obra de J. K. Rowling, a EMB possui quatro casas – Tigres, Esquilos, Serpentes e Águias – e as disciplinas são ofertadas de acordo com a turma do aluno, que pode se inscrever no 1º ano, caso seja sua primeira edição, ou nos 2º e 3º anos, se já tiver participado do evento anteriormente. São diversas matérias disponíveis, como Adivinhação, Runas Antigas, Cuidado dos Animais Mágicos, Defesa Antitrevas, entre outras.

As atividades do evento ainda incluem campeonato de Argobol, teste de capacitação e um baile de formatura. Além disso, nas horas vagas os alunos podem nadar na piscina aquecida do castelo, tomar cerveja amanteigada em uma taverna medieval e adquirir produtos exclusivos no Complexo de Compras do Boticários. Para Vanessa Godoi, escritora e também idealizadora do projeto, a história é contada no Brasil dos anos 70, quando não havia tecnologia. “Os bruxos são antigos, ainda usam máquinas de escrever… É através da história de cada personagem que foram surgindo os livros e, com isso, veio o convite de lançamento”, finaliza a escritora.

Para deixar a experiência de imersão o mais real possível, todos os personagens – desde os professores até as criaturas mágicas – são interpretados 24 horas pelos atores. A Escola também possui uma moeda própria “dobrões”, a decoração do castelo é fiel ao universo bruxo e o aluno pode ganhar pontos, ajudando sua casa a vencer a Copa das Casas. O evento é aberto para pessoas de todas as idades e os menores de 14 anos só podem participar acompanhantes de um responsável maior de idade. O curso possui a duração de quatro dias e, ao final, é realizado um baile de formatura onde cada um recebe um “certificado de Formação de Bruxaria”.

 

O evento é aberto para todas as idades, mas menores de 14 anos só podem participar estando acompanhados por um responsável. A programação de quatro dias custa R$ 2.699. Estão incluídos nesse valor o transporte da rodoviária de Campos do Jordão até o castelo, refeições e hospedagem. Os alunos também recebem carta de convocação, uniforme, copo refil, apostila, mapa da EMB, certificado de participação e medalha da Copa das Casas. As vagas para participar de cada edição são limitadas. Além das edições regulares, a Escola também abre inscrições para turmas especiais, dos dias 22 a 25 de outubro, em comemoração ao Halloween. A matrícula pode ser realizada no site da EMB.