Entre no mundo da italiana Aehra pelo seu próximo SUV elétrico - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Entre no mundo da italiana Aehra pelo seu próximo SUV elétrico

Já ouviu falar na Aehra? Não, pois esta é a primeira marca italiana de carros de luxo totalmente elétricos, que tem um modelo clássico na forma de um belíssimo SUV. Mas, este SUV elétrico proposto pela Aehra está repleto de tecnologia de ponta. E, com ele e outras promessas, a empresa italiana espera sacudir o mercado de VEs de ponta em 2025.

O SUV coupé é um nicho paradoxal que permanece inexplicavelmente popular. Trazido à proeminência por carros como o BMW X6 e o ​​Porsche Cayenne Coupé, você encontrará versões fastback de SUVs padrão em todos os espectros do mercado. Ao criar um tejadilho traseiro inclinado, os designers sacrificaram deliberadamente a praticidade pelo estilo. Os compradores de carros foram em massa.

O próximo SUV elétrico da Aehra adota essa premissa estranha e de alguma forma o torna bom, em parte graças à flexibilidade de sua plataforma EV e uma distância entre eixos ultralonga de 3m (permitindo acomodar ‘quatro jogadores da NBA em tamanho real’, nada menos). Lançada no mercado ‘ultra-premium’, a empresa italiana foi co-fundada por Sandro Andreotti e Hazim Nada, ambos grandes fãs da aviação, como a primeira marca de carros totalmente elétricos do país.

O carro que o Aehra traz à mente é o malfadado modelo D8 da Spyker, o chamado conceito ‘Paris a Pequim’. Apresentado em 2006, o D8 foi um dos primeiros conceitos de SUV ultraluxuosos, criado pela empresa holandesa on-again/off-again para acompanhar seus bem-sucedidos supercarros de motor central. A Spyker (que adotou o nome de um construtor de carruagens do século 19) desapareceu em 2014, apenas para ressurgir no início de 2022, aparentemente sustentada por dinheiro russo. Como resultado, só podemos supor que ele desapareceu mais uma vez.

Aehra não tem nada a ver com seu antecessor holandês, exceto por um senso de drama compartilhado. O recém-chegado ainda tem alguns anos até que seus carros cheguem aos compradores – 2025 é uma data de entrega sugerida – mas com base nessas renderizações, este SUV elétrico de estreia certamente será desejável. Além do exterior em forma de losango, o interior promete uma série de configurações, incluindo modos de home theater, lounge e sala de reuniões.

Esses arranjos são possibilitados por um amplo monitor que ocupa toda a largura do painel e se estende até cobrir o para-brisa quando o carro está estacionado. Em movimento, ele se dobra para formar a tela de informações do motorista, além de mostrar imagens das câmeras de ré. O diretor de design da Aehra, Fillippo Perini, também anunciou que o SUV será seguido por um conceito de sedã dentro de alguns meses.

 

Outros componentes-chave do design são o volante em forma de canga (um estilo recentemente implantado pela Tesla) e quatro portas em forma de asa de gaivota que fornecem acesso gracioso ao interior espaçoso. A Aehra ainda tem um longo caminho a percorrer antes de poder se considerar um verdadeiro concorrente, mas o design do SUV mostra que a ambição da empresa é sustentada pelo verdadeiro estilo.