Olivoturismo visita as melhores degustações de azeites em Portugal - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Olivoturismo visita as melhores degustações de azeites em Portugal

O fruto da oliveira cujo cultivo começou há cerca de 8 mil anos na Mesopotâmia, este óleo vegetal se tornou um dos ingredientes mais importantes na gastronomia mundial. E, em alguns países como Portugal, é um dos elementos essenciais da culinária local. Não é à toa que o país mantém uma cultura rica e oferece também esta essência com o turismo do azeite.

O azeite de oliva português está entre os melhores do mundo. O país produz em média 140 milhões de litros de azeite por ano e o Alentejo, maior região de Portugal, é responsável por 90% de toda a produção no país. Frutado e suave, complexo e harmonioso, o azeite alentejano tem todas as qualidades que o posicionam entre os melhores.

O azeite é um ingrediente essencial na culinária local, e todos os viajantes acabam provando-o nas refeições. Mas, além de experimentar os pratos típicos com azeite ou ver as paisagens com os olivais, os turistas também podem aproveitar atividades alusivas a esta iguaria. É o chamado olivoturismo.

Por isso, descobrir e experimentar o melhor de Portugal está entre as atividades mais comuns, contando-se experiências de visitas às herdades produtoras, nas quais os viajantes são acompanhados por um guia em todas as fases de produção, desde o plantio e a colheita até o lagar, onde a azeitona é prensada. Em algumas herdades é possível acompanhar essa atividade, além de participar de degustações dos azeites e aprender as diferenças entre cada um deles.

A Herdade do Esporão é um grande produtor de azeite do Alentejo e suas oliveiras se espalham por toda propriedade. Portanto, são produzidos mais de 1 milhão de litros da iguaria por ano no local. Além disso, os turistas também podem visitar o local onde ficam os maquinários que preparam o azeite.

E, para aqueles que querem viajar pelas raízes do saber alentejano de extrair o bom sabor da azeitona, é possível vivenciar experiências únicas no Lagar Museu Melara Picado Nunes. Localizado na aldeia de Galegos, em Marvão, o local oferece uma visita guiada que conta a história de uma família produtora e do azeite que leva o mesmo nome. Portanto, o passeio inclui a visita a um olival, a um lagar antigo e a um lagar em funcionamento, além de uma degustação de azeites.

 

Por fim, outra opção é relaxar em um dos incríveis spas que utilizam o azeite alentejano em terapias exclusivas. Então, devido ao seu alto teor de ômegas e vitaminas A e E, os tratamentos com o azeite alentejano são extremamente benéficos para o corpo. Os visitantes podem encontrar esse tipo de tratamento no Convento do Espinheiro, em Évora.