Que tal ter hospitalidade típica de um rei?
O sentimento de Rei por um dia é possível com alguns castelos disponíveis para hospedagem a conhecer, em especial, claro, na Europa, que é palco de diversos monumentos e estruturas preservadas desde a Idade Média. E, por isso, o que um dia já foi lar de reis e rainhas hoje pode ser visitado como pontos turísticos e, em alguns casos, até mesmo servir de hospedagem! Muitos desses palácios e residências históricas foram adaptados para se tornar hotéis de luxo e proporcionar aos turistas uma experiência única em suas viagens, dando a oportunidade de se sentir parte da realeza por alguns dias.
Apesar de a maior variedade estar concentrada no continente europeu, é possível encontrar “castelos de aluguel” em diversos países, como Canadá, Índia, África do Sul e até na China. Contudo, é claro que as estruturas mais imponentes e estilizadas estão na Europa, por isso separamos aqui algumas das hospedarias medievais mais notáveis para quem pretende viajar no futuro.
Ashford Castle (Irlanda) – Datado do ano de 1228, o castelo de Ashford fica localizado na Irlanda e é um dos mais famosos do mundo. Mesmo passando por diversas reformas para conseguir receber os seus hóspedes com todo o conforto esperado, a sua estrutura continua praticamente intacta, proporcionando uma experiência muito próxima de viver num palácio medieval. Além de quartos de luxo, também é possível realizar diversas atividades no local como tiro esportivo, arco e flecha, paddle e até mesmo treinos com falcões. O local também possui um restaurante de primeira linha e aclamado mundialmente.
Pousada Castelo de Óbidos (Portugal) – Portugal guarda também diversos castelos da era medieval, com destaque para o que fica localizado na vila de Óbidos. Em pé desde o século XII, uma estrutura possui torres e muralhas duradouras, antigas que só vemos em filmes ou em seriados de televisão. O palácio fica próximo do mar, proporcionando uma visão privilegiada da cidade e do oceano. O destaque fica para os quartos localizados nas torres, mas o local também chalés e suítes tradicionais. É uma das hospedagens mais solicitadas de Portugal, então costuma ser bem difícil encontrar vagas em certas épocas do ano.
Thornbury Castle (Inglaterra) – A arquitetura dos castelos ingleses se distancia um pouco das demais estruturas medievais que vemos pela Europa, pois costumam ser palácios mais luxuosos. É isso que encontramos no castelo Thornbury, que já foi a casa do Rei Henrique VIII nos anos 1500. O espaço dispõe de jardins deslumbrantes e atividades diversas, como falcoaria e arco e flecha. No interior, todos os cômodos protegidos de lareiras e tapeçarias dignas da realeza. Esses são apenas alguns exemplos, mas vale lembrar que esse tipo de hospedagem não costuma ser barato justamente pela experiência proposta. Por isso, planeje bem seu orçamento antes de viajar, fazendo a conversão prévia de dólar-real ou do euro, dependendo do destino, para saber quanto dinheiro se tem disponível e quais locais visitam além da hospedagem.