Louis Vuitton amplia coleção com a artista Yayoi Kusama - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Louis Vuitton amplia coleção com a artista Yayoi Kusama

Moda pop é a base da Louis Vuitton em nova coleção com a artista Yayoi Kusama na qual as bolas coloridas da artista japonesa adornam roupas, acessórios e calçados da grife francesa. Como mencionado em outro artigo nosso, a primeira collab dela com Maison foi em 2012. E agora a grife francesa acaba de lançar uma nova coleção em que peças clássicas da marca ganham bolas coloridas que parecem pinceladas de tinta.

Esta segunda collab dos dois nomes traz uma coleção que mostra uma nova parceria com a artista plástica japonesa Yayoi Kusama, diferente daquela época em que a Louis Vuitton vivia uma era de ouro com Marc Jacobs na direção criativa. O estilista norte-americano deu novo fôlego à grife, transformando-a em marca desejo para além das bolsas e dos acessórios. O legado de Marc Jacobs na Louis Vuitton inclui, além da estabilização da marca no quesito roupas, essa que é uma das parcerias de maior sucesso.

Foi ideia do estilista a colaboração com a artista japonesa Yayoi Kusama. E agora bolsas, malas e acessórios diversos, como agendas e carteiras, ganharam as cores primárias que são marca registrada do trabalho da artista. No repertório, também estão as bolas, que resultam em um efeito visual marcante, pop e facilmente reconhecível. Por isso, este novo encontro criativo – despertando, evoluindo e expandindo a troca inicial pioneira – combina a criatividade de Kusama e o savoir-faire da Louis Vuitton.

A nova coleção reinterpreta as peças icônicas da Maison, infundidas com os motivos característicos do artista. Celebrando arte, audácia e artesanato, os pontos pintados de Kusama, pontos de metal, pontos infinitos e flores psicodélicas animam o universo da Louis Vuitton em uma técnica inovadora de serigrafia, que reproduz as pinceladas de Kusama, proporcionando um efeito 3D impressionantemente realista pintado à mão. Aplicadas à mão, uma a uma, meias esferas de metal de vários tamanhos animam uma seleção de peças da coleção com um impressionante efeito de espelho prateado.

Em peças para ele e para ela, a artista traz nas peças icônicas da Maison seus motivos característicos como os pontos pintados, pontos infinitos, pontos de metal e flores psicodélicas numa chuva perspectivas diferentes da arte no dia a dia. Inspirado em um baú Monogram pintado à mão por Kusama desde a primeira colaboração, o motivo representa o vínculo entre o artista e a Louis Vuitton. E, assim, ganham vida os pontos da coleção que usam uma técnica que dá ao padrão um efeito realista de pintura à mão.

Assim como na primeira rodada, não se trata de se apegar a códigos, mas descartá-los. Reinvenção e evolução. Os fãs tiveram uma prévia do que estava por vir quando algumas das peças pontilhadas de Kusama apareceram na passarela do desfile de cruzeiros de 2023 da Louis Vuitton em maio, 10 anos após sua primeira série. A obra de Kusama combina bem com a visão do diretor criativo da Louis Vuitton, Nicolas Ghesquiere, especialmente quando ele entra na era espacial e em territórios utópicos. A primeira gota desta segunda colaboração – apelidada de Creating Infinity – é dividida nas categorias Painted Dots, Metal Dots (que faz alusão às suas esferas espelhadas na Bienal de Veneza de 1966), Infinity Dots e Psychedelic Flowers.

A nova coleção Yayoi Kusama x Louis Vuitton contorna as perucas vermelhas curtas da artista e muumuus personalizados hipnóticos, e traduz com elegância seus motivos visionários em roupas femininas e acessórios e, pela primeira vez, roupas masculinas também estão incluídas. Muitas vezes, os pontos competem com a icônica estampa Monogram e são colocados em camadas sobre ela. A próxima e última estapa será lançada em 31 de março.