Fendi e Tiffany & Co. homenageiam a bolsa Baguette com colaboração especial - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Fendi e Tiffany & Co. homenageiam a bolsa Baguette com colaboração especial

Durante a New York Fashion Week em setembro passado, a Fendi apresentou um desfile especial para comemorar o 25º aniversário da bolsa Baguette. Criada em 1997 por Silvia Venturini  Fendi, esta bolsa icônica se tornou um fenômeno cultural e revolucionou a indústria da moda. Agora a Fendi fez parceria com a joalheria Tiffany & Co. para criar uma obra-prima única de artesanato em prata de lei. Esta criação é excepcional em vários níveis. Para começar, faz parte da ambiciosa iniciativa ‘de mãos dadas’ da Fendi para celebrar os artesãos locais cujo artesanato especializado transforma a Baguette em um objeto de arte completo. Além do mais, esta colaboração é a primeira parceria ‘de mãos dadas’ fora da Itália, já que a Fendi se une a uma casa que possui sua própria tradição rica de artesanato sublime e compartilha um compromisso com o requintado savoir-faire.

Agora, numa parceria entre a Fendi e Tiffany & Co., o projeto ‘de mãos dadas’ realiza uma homenagem excepcional à bolsa exclusiva “Hand in Hand”, que é feita inteiramente em prata de lei pelos “Makers” da Fendi e da Tiffany & Co. Pesando 5,2 libras (2.356 gramas), a peça única é gravada com um padrão floral de lírios – a flor nacional da Itália – e rosas, a flor emblemática do estado de Nova York.

Feita usando uma técnica tradicional de ourivesaria chamada ‘chasing’, a obra-prima de prata é uma homenagem tanto à bolsa icônica da Fendi quanto à herança de artesanato requintado da Tiffany & Co. Criada por habilidosos ‘Makers’ na oficina do joalheiro americano, a bolsa levou cerca de 250 horas para ser produzida em quatro meses.

 

Esta criação única de joias é acompanhada por uma coleção cápsula dedicada de bolsas Tiffany Baguette em couro, diamantes e cetim de seda, evocando outro ícone, a Tiffany Blue Box. Esta é a primeira colaboração notável de moda de luxo a enfeitar o ano novo com uma versão única da bolsa, feita inteiramente de prata de lei e gravada com lírios e rosas para representar as flores nacionais da Itália e do Estado de Nova York, respectivamente.

Como parte da iniciativa “Hand in Hand” da Fendi – que geralmente só é executada por meio de parcerias com artesãos locais na Itália – a bolsa levou mais de quatro meses para ser projetada e fabricada na oficina de peças ocas da Tiffany & Co. em Rhode Island.

 

Incorporando o legado da Tiffany & Co. em artesanato com as habilidades e conhecimentos consagrados pelo tempo da Fendi na reinterpretação da icônica Baguette, a bolsa “Hand in Hand” é criada usando uma antiga técnica de ourivesaria chamada “chasing” para moldar a bolsa em uma forma e tamanho específicos. Para aproveitar ao máximo sua parceria, as casas também criaram uma cápsula dedicada de bolsas Tiffany Baguette para complementar a extravagância da exclusiva Baguette prateada. Mais bolsas Tiffany, na forma de couro liso, couro croc com diamantes e cetim de seda, também estão disponíveis na coleção, ajustadas nos tamanhos médio, nano e pico, e representativas dos códigos das casas da Tiffany & Co. Fendi.