Delicie-se com as atrações gastronômicas em South Argyll, na Escócia - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Delicie-se com as atrações gastronômicas em South Argyll, na Escócia

Conhecida pelo seu whisky, a Escócia é um país encantador com muitas belezas naturais, construções medievais e cenários incríveis, além de diversas curiosidades que vão além dos simbólicos kilt ao monstro do Lago Ness. Embora também faça parte do Reino Unido, a Escócia é bem diferente da Inglaterra, do País de Gales e da Irlanda e há muita coisa a aproveitar nesta terra de verde verdejante, especialmente em uma parte deslumbrante da Escócia, o condado histórico de Argyll, que já foi um bispado medieval.

Uma das maiores atrações desta região ao sul da rota North Coast 500 da Escócia, é a rica gastronomia de uma terra que começa em um limite dominado pelo mar, que enriquece muitos dos restaurantes com uma comida a base de frutos do mar, uma vez que eles ficam à beira-mar e são acessíveis por barco. Por isso, não é surpresa que esta comida seja oferecida com alimentos tão frescos quanto parece, e os menus raramente se afastam muito da comida tradicional escocesa, com ostras, haggis, lagostins, carne de veado e truta.

Os frutos do mar da região, especialmente em torno do famoso Loch Fyne, são exportados não apenas para  restaurantes em Londres,  mas em todo o mundo em grandes quantidades, pois são alguns dos melhores da Grã-Bretanha. Mas não é até recentemente que outras pessoas começaram a apreciar o que está nesta porta abundante e começaram a apreciá-lo exatamente de onde vem. Estes são os lugares que vale a pena conhecer neste destino gastronômico subestimado.

INVER RESTAURANT – Liderado por Pamela Brunton na cozinha e parceiro Rob Latimer na frente da casa, Inver é a joia da coroa do sul de Argyll. Seu nome significa adequadamente ‘o encontro da água’, pois fica à beira do Loch Fyne. Seu único vizinho real são as ruínas do castelo Lachlan em frente, ou a acomodação de hóspedes próxima – ambos e cabanas de pastores. Da pequena estrada ondulada de pista única – há muito substituída por uma estrada moderna – a antiga casa dos lavradores está praticamente escondida. Inspirada pelas passagens de Pamela nos restaurantes Noma e Faviken, sua comida é uma abordagem hebrediana da culinária do novo estilo nórdico. Enquanto sua dedicação à proveniência e redução de resíduos lhe rendeu a única estrela Michelin verde da Escócia. E da sua cozinha espere pratos como mexilhões, grão de bico e caldo de espinafre ou rodovalho com couve e algas marinhas ao lado das ostras frescas do Loch Fyne, lagostins e caranguejo.

Endereço: Strathlachlan, Strachur, Argyll, PA27 8BU

Site: inverrestaurant.co.uk

 

COLINTRAIVE HOTEL – Entre entradas mais saborosas, como bombons haggis crocantes e lagostins fartos da vizinha Ilha de Gigha ou Tarbet em manteiga de alho simples, muitas vezes há pratos realmente interessantes aqui que você não encontrará em outros menus da região, como asas de frango coreanas pegajosas, mergulhado em sementes de gergelim ou terrina de carne de porco. Grande parte de sua comida é preparada em uma grelha japonesa e os produtos locais de qualidade – especialmente frutos do mar – realmente brilham. Joe e Clare assumiram em 2019 depois de se mudarem de Londres, embora Clare seja quase de Greenock. A sala de jantar é uma combinação descontraída de móveis antigos e estampas de arte moderna, e o canal Kyles of Bute é visível de praticamente todas as mesas.

Endereço: Colintraive, Argyll PA22 3AS

Site: colintraivehotel.com

The Oyster Catcher Otter ferry – Outro pub à beira da água, o Oyster Catcher fica no lado leste do Loch Fyne em Otter Ferry. Quando o sol brilha neste cenário incrível, ele entra em seu elemento, pois suas mesas de piquenique externas ficam ainda mais próximas do lago. Se você estiver aqui ao pôr do sol no verão, terá um show. Dirigido por Phoebe e Steve Keene, frente da casa e chef, respectivamente, o menu é comida de pub elevada, com clássicos como frutas de mer desembarcadas de Tarbet ou peixe com batatas fritas, bem como caça local sazonal, de pato selvagem a perdiz e veado. São pratos modernos bem feitos.

Endereço: 3 Otter Ferry Salmon, Otter Ferry, Tighnabruaich PA21 2DH

Site: theoystercatcherotterferry.co.uk

 

STARFISH TARBERT – A oeste do Loch Fyne fica a histórica vila de pescadores de Tarbet, que ainda possui uma frota em funcionamento. Com uma loja de ferragens, açougues, galerias e outras lojas independentes, manteve um forte sentimento de comunidade. O restaurante e a galeria Starfish são facilmente vistos graças às suas paredes brancas e persianas azuis vibrantes contrastantes, enquanto no interior há uma parede de galeria com obras de arte locais à venda. As especialidades estão escritas nos extensos quadros-negros que ficam acima do balcão e mudam de acordo com a pesca do dia, que chega tão perto do porto que você pode vê-la de fora do restaurante. Os pratos incluem entradas como Cullen skink e croquetes haggis e pratos de peixe geralmente recebem calor asiático, como robalo tailandês ou tamboril e curry de grão de bico.

Endereço: Castle Street, Tarbert PA29 6UH

Site: starfishtarbert.com

THE ROYAL AN LOCHAN HOTEL – Ao contrário de outras aldeias ribeirinhas semelhantes, Tighnabruaich não tem uma história de pesca; em vez disso, ganhou vida quando os industriais vitorianos de Glaswegian passaram férias aqui. Isso resultou em muitas vilas vitorianas à beira da água, onde muitas ainda são casas de férias. Com sua entrada com piso de ladrilhos e escada xadrez, certamente há um aceno de nostalgia no Royal an Lochan. O restaurante é claro e simples, com arte moderna inspirada na água e toalhas de mesa brancas, onde os melhores assentos ficam na frente do restaurante, com vista para o lago e a Ilha de Bute além. Os pratos simples são os melhores; ostras carnudas são incrivelmente frescas e algumas das melhores da região, assim como o peixe com batatas fritas.

Endereço: S​hore Road, Tighnabruaich PA21 2BE

Site: theroyalanlochan.co.uk

 

LOCH FYNE OYSTER BAR E DELI – Bem no topo do Loch Fyne fica um dos restaurantes mais conhecidos da área, que compartilha um nome semelhante a uma rede de restaurantes em todo o condado, mas essa é sua única conexão. No interior, as travessas de ostras enfeitam as paredes, assim como a ementa onde os bivalves são servidos de várias formas, desde o simples limão e chalotas até aos fritos. Espere outros clássicos modernos, como vieiras doces com purê de ervilha e haggis para bolo de peixe bradan rost (gaélico para salmão defumado) com rico bisque de lagosta. As entradas são fortes e superam a alimentação, então peça algumas e compartilhe. Você não pode sair sem passar pela delicatessen/loja de presentes, mas ela está repleta de excelentes produtos locais, incluindo queijo da vizinha Ilha de Arran, gin, uísque e biscoitos produzidos localmente, bem como seu balcão de peixe fresco.

Endereço: Castle Street Tarbert, Loch Fyne PA29 6UH

Site: lochfyne.com

LOCH FYNE ALES – A apenas algumas centenas de metros do Oyster Bar fica a Loch Fyne Ales, uma microcervejaria familiar em uma fazenda. O bar é pequeno e aconchegante, com apenas algumas mesas e funcionários simpáticos e descontraídos. Do lado de fora, no pátio, as paletas são transformadas em móveis rústicos de jardim, enquanto alguns barris de cerveja são armazenados do lado de fora – o sol escocês nunca fica muito quente para eles. Se você não pode escolher entre as cinco ou mais Fyne Ales – nossa favorita é a pale ale, Avalanche – vá para o voo da cerveja e peça alguns veados ou nachos de carne feitos com carne da fazenda também. A loja significa que você também pode levar o seu favorito para casa, mesmo em forma de mini barril. Se você estiver no início de junho, também realiza seu pequeno (mas crescente) festival de música (e cerveja).

Endereço: Fyne Ales, Achadunan, Cairndow, Argyll PA26 8BJ

Site: fyneales.com

 

SKIPNESS SEAFOOD CABIN – Mais perto da Ilha de Arran, esta rústica cabana de comida de madeira começou como um trailer nos anos 80, vendendo apenas chá e rolinhos de caranguejo. Continuando com os pãezinhos, está em sua posição permanente desde 1990. É simples e abre sazonalmente de  maio  a  outubro , e se orgulha de alguns dos frutos do mar mais frescos, servindo pãezinhos de caranguejo simples, saladas e travessas para levar ou comer em os bancos de madeira do lado de fora, com vista para a água (onde mais?). Em vez de arrastões, utiliza caçambas de nassas que não danificam o fundo do mar e aproveitam ao máximo os fumeiros locais; o salmão é defumado no fumeiro Skipness e o peixe defumado na vizinha Tarbet. Enquanto ostras, mexilhões e vieiras são todos de Loch Fyne também. É hiperlocal e tem alguns dos frutos do mar mais acessíveis que você encontrará.

Endereço: Skipness, perto de Tarbert, Argyll PA29 6XU

Site: skipnessseafoodcabin.co.uk