Jantar de estrelas homenageia Iemanjá no Origem, em Salvador - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Jantar de estrelas homenageia Iemanjá no Origem, em Salvador

Restaurante Origem, que fica no bairro do Caminho das Árvores, em Salvador, promove jantar com chefs premiados mundialmente e, por isso, foram convidados nomes expressivos como responsável pelo menu dos restaurantes Metzi e D.O.M que irão colaborar na elaboração de um jantar exclusivo para a casa dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, que atualmente é considerado o melhor da capital baiana. Esta é a primeira edição de 2023 do Origem Convida, projeto que promove o intercâmbio entre cozinheiros, além de apresentar aos convidados as iniciativas do Instituto Ori, e acontece na próxima quarta-feira (1º), a partir das 19h, véspera do Dia de Iemanjá.

Os anfitriões Fabrício Lemos e Lisiane Arouca recebem, no Origem, os colegas Eduardo Ortiz e Luana Sabino, do Metzi, e o chef-executivo do D.O.M, Rubens ‘Catarina’ Salfer. E, por isso, juntos vão preparar um jantar especial servido exclusivamente na data, que é uma das mais emblemáticas de Salvador. O Origem nasceu em 2016 como primeiro restaurante soteropolitano a servir exclusivamente menu degustação. Seis anos depois, em 2022, entrou para o The World’s 50 Best Restaurants, conquistando a 52ª posição entre os 100 melhores restaurantes da América Latina e o único da Bahia na seleta lista.

Já o Metzi, restaurante do casal Eduardo e Luana, também entrou no último ano na lista do The World’s 50 Best Restaurants da América Latina, em 27º posição, com sua cozinha que mistura com maestria os sabores do México com ingredientes e toques brasileiros. E, por fim, o Rubens é chamado carinhosamente de Catarina por ter nascido no estado do Sul, e é o chef executivo de um dos mais premiados e importantes restaurantes da gastronomia brasileira, o D.O.M do chef Alex Atala, detentor de duas estrelas Michelin e em 33º lugar na lista do The World’s 50 Best Restaurants da América Latina.

O jantar desses cinco chefs gabaritados terá 12 etapas, entre snacks, entradas, principais e sobremesas. Entre os destaques estão as ostras com tomate e manjericão e a rabada com cará e pimenta de cheiro do chef Catarina, e o mole branco com couve-flor, jambu e tucupi negro da dupla do Metzi, que também prepara taco de siri mole, mole de formiga saúva, limão e palmito. Além disso, Fabrício Lemos homenageia a Rainha das Águas com uma feijoada do mar acompanhada por arroz de coco e farofa de dendê, enquanto Lisiane Arouca assina duas sobremesas.

Sendo assim, o objetivo do Origem Convida é promover o intercâmbio entre cozinheiros, apresentando aos convidados as iniciativas do Instituto Ori, coletivo que desenvolve um trabalho de pesquisa e valorização de ingredientes provenientes dos cinco biomas baianos junto a cooperativas de produtores locais. O menu degustação custa R$ 320 por pessoa. O jantar conta com o apoio da Vinícola Guaspari e San Pellegrino e Acqua Pana. As reservas devem ser feitas pelo telefone exclusivo para o Origem Convida: (71) 99202-4587.

 

SERVIÇO

Data: 01 de fevereiro, a partir das 19h

Local: Alameda das Algarobas 74, Caminho das Árvores – Salvador (BA)

Valor do menu degustação Origem Convida: R$ 320,00 por pessoa (+ serviço)

Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 19h às 23h

Reservas: (71) 99202-4587

Instagram: @restauranteorigem