Já pensou em conhecer e degustar a beleza de seis regiões vinícolas do mundo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Já pensou em conhecer e degustar a beleza de seis regiões vinícolas do mundo

Enoturismo é uma tendência e envolve viagens voltadas, especialmente, para quem gosta de apreciar não apenas o aroma e o sabor dos vinhos, mas também sua história e processos de produção. Envolve passeios ao ar livre misturados com muitas atividades para a apreciação de alguns rótulos, oferecidos pela vinícola onde se bebe, com a explicação sobre os vinhos degustados – uvas e produção -, feita com um funcionário da vinícola.

Essa atividade pode ser associada a harmonizações de refeições completas ou de comidas específicas como queijo e embutidos. Mas, claro, além das degustações e harmonizações com diversos pratos da gastronomia local, os viajantes podem realizar visitas guiadas por vinícolas e vinhedos, onde aprendem sobre a origem daqueles vinhos, a história das famílias e a evolução de cada bebida até chegar à forma como é consumida hoje.

Por isso, há vinícolas que oferecem atividades que procuram ser um diferencial na experiência do visitante, como piquenique ao ar livre nos vinhedos ou degustação às cegas. Apresenta-se assim seis vinícolas para conhecer ao redor do mundo. Uma das viagens dos sonhos, principalmente para quem é apaixonado por vinhos, é visitar vinícolas ao redor do mundo – além da beleza das regiões produtoras, é uma chance de conhecer, aprender e, é claro, degustar. Da Europa à América do Sul, segue uma lista preparada pelo Guia da Semana, com a ajuda do enólogo Felipe Cesca, que envolve uma lista com 6 vinícolas para conhecer ao redor do mundo. Então, prepare as malas, as taças e confira!

Rivetto/ Barolo, Itália – Na Itália, a vinícola Rivetto é um ótimo destino por ser uma pequena propriedade familiar, além de ter uma vista privilegiada de Barolo, cidade que é casa de alguns dos melhores vinhos do mundo. É uma oportunidade para conhecer a história e a filosofia da produtora, que oferece diferentes tipos de experiências aos visitantes.

Leonardo da Vinci/ Toscana, Itália – Ainda na Itália, a região da Toscana abriga a vinícola Leonardo da Vinci, procurada pelos apaixonados por história, cultura e vinhos. Além de viver a experiência do enoturismo, os visitantes ainda podem conhecer o museu dedicado a Leonardo da Vinci e conhecer sua ligação e paixão pela bebida.

OPTA/ Dão, Portugal – Portugal é outro destino europeu imperdível aos interessados pelo enoturismo. Na região de Dão, a dica é a vinícola OPTA, situada em uma das áreas mais belas entre as regiões de vinho do país. Por lá é possível conhecer a terra natal da variedade Touriga Nacional, uma das uvas mais simbólicas de Portugal.

Casa Relvas/ Alentejo, Portugal – Na região do Alentejo, ainda em Portugal, a Casa Relvas chama a atenção com seus sobreiros, vinhedos, ovelhas e uma vinícola revestida de cortiça – ou seja, aqui a paisagem também é ponto alto da experiência. “É uma vinícola familiar dedicada aos vinhos que surpreendem no paladar” explica Cesca.

Susana Balbo Wines/ Mendoza, Argentina – Se o seu destino for Mendoza, na Argentina, não deixe de visitar a Susana Balbo Wines, um dos nomes mais importantes do mundo do vinho. Na propriedade, os visitantes também encontram um restaurante e um hotel.

Bracco Bosca/ Canelones, Uruguai – Outro destino imperdível para quem ama vinho é o Uruguai. Por lá, não deixe de visitar a Bracco Bosca, uma vinícola familiar, que oferece vinhos modernos a partir do cultivo de diferentes uvas. “Uma ótima dica para quem curte enoturismo com uma cara mais jovem”, conta Felipe Cesca.