Exposição mostra ícone desfile de Jean Paul Gaultier criado com Régine Chopinot - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Exposição mostra ícone desfile de Jean Paul Gaultier criado com Régine Chopinot

Esta exposição excepcional permite reconstituir escrupulosamente cada uma das colaborações que uniram estes dois talentos únicos: Jean Paul Gaultier e Régine Chopinot, o Le Défilé (1985), uma criação atípica para dezesseis dançarinos, atores e modelos.

Foto: Divulgação

Disponível agora virtualmente, este espetáculo, que é meio desfile e meio balé, foi um marco na história da moda contemporânea ao conciliar uma nova geração de coreógrafos com o figurino de dança, reduzido à sua existência mais simples desde os anos 1960.

 

Foto: Divulgação

O Desfile de Moda encena figurinos incríveis, montados e desenhados de acordo com os códigos usuais que geralmente estruturam um desfile de moda.

Foto: Divulgação

Vestidos espartilhos, unidos sob o tema falta de ar; crinolinas de lã retorcidas caprichosas, unidas sob o tema as últimas crinolinas; cuecas gigantes ou mesmo vestidos almofadados expulsam os convencionais tutus, que Jean Paul Gaultier corta na espessura para compor fantasias de quebra-cabeças entrelaçadas ou que ele espalha maliciosamente sob ternos masculinos com listras de tênis andróginas.

Foto: Divulgação

Esta exposição, criada em estreita colaboração com Régine Chopinot e Jean Paul Gaultier, centra-se nos figurinos, verdadeiros manifestos de peças coreográficas. Os vídeos dos balés completam esse conjunto que podem ser conferidos pelo Museu de Artes Decorativas de Paris.

Foto: Divulgação