Conheça o canto da floresta da Glenmorangie - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça o canto da floresta da Glenmorangie

Glenmorangie apresenta seu “A Tale Of The Forest” na forma de um Single Malt Scotch que traz uma mistura inigualável de “sons e aromas da floresta em um uísque?”, de acordo com o seu criador, Dr. Bill. Ao trazer de volta um método antigo de cevada com plantas da floresta para criar nossa nova edição limitada, ele fez exatamente isso com este que é o primeiro uísque elaborado a partir de cevada cozida com plantas raras da floresta. Naturalmente, a ideia é que as notas de sabor e aroma “evoquem os aromas, sons e paisagens da própria floresta”.

Sob o olhar atento do estimado Diretor de Criação de Uísque, Dr. Bill Lumsdens, a árvore de malte único de Glenmorangie ultimamente tem se ramificado em algumas direções interessantes. Primeiro, há a colaboração de tênis da célebre destilaria Highland com o Shoe Surgeon , também conhecido como Dominic Ciambrone, que viajou até Tain para criar um modelo de edição limitada enquanto aprendia os segredos do estilo Glenmorangie com o próprio Dr. Lumsdens. “Sempre adorei as árvores e a flora e a fauna das florestas. Eu moro no campo e há um bosque perto de nós – passo muito tempo vagando por lá”, compartilha o Dr. Lumsdens.

Claramente, não apenas um esforço para alcançar novos públicos, mas também os mais jovens. A experimentação continua com sua última expressão de edição limitada, a sucessora de A Tale of Winter: A Tale of the Forest, finalizada em barril de Marsala do ano passado. “A ideia de um uísque elaborado com plantas está em minha mente há muito, muito tempo. Pesquisamos muitos botânicos diferentes e, no final, escolhemos casca de bétula, bagas de zimbro e flores de urze”, continua o inovador Diretor de Criação de Uísque.

Inspirado nas caminhadas que o bom médico costuma fazer pelas florestas locais das Terras Altas, A Tale of the Forest é a inovação bucólica de Glenmorangie – sendo o primeiro uísque feito de cevada cozida com plantas da floresta. “Uma floresta tem uma capacidade incrível de aguçar meus sentidos: meu olfato, visão e minha audição também… Adoro o barulho das folhas sob seus pés. Sinto que há tanta pureza no ar de uma floresta que sinto muito mais aromas cristalinos ali do que em qualquer outro lugar. Portanto, foi um passo muito lógico tentar ver se eu poderia recriar alguns dos aromas e as sensações de estar em uma floresta”, destaca.

Como é uma destilaria das Terras Altas e não das ilhas, a turfa não é o combustível usual – exceto aqui, onde Glenmorangie não apenas torra sua cevada com turfa, mas adiciona todos os tipos de outros botânicos olfativos interessantes, incluindo bagas de zimbro, casca de bétula, sorveira bagas e até flores de urze. Foi então envelhecido em barris de ex-bourbon por tempo indeterminado. A saber, o Tales of the Forest oferece aromas botânicos de coentro, menta e zimbro, combinados com sabores amadeirados como eucalipto, seiva, agulhas de pinheiro e taninos de carvalho. Um uísque matizado bastante original.

“Eles deram os aromas mais característicos à cevada maltada, assim como um pouco de turfa. A coisa toda foi terrivelmente difícil de fazer, mas isso tornou mais atraente para mim porque qualquer coisa assim deve ser sempre um trabalho de amor.” A Tale of the Forest de Glenmorangie vem embalado em uma caixa caprichosamente ilustrada pelo artista tailandês Pomme Chan, que envolve o single malte de 46% ABV com cores etéreas da flora da floresta. $ 103