Caminhada Noturna convida para olhar para o céu - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Caminhada Noturna convida para olhar para o céu

Criado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná, em 1966, o Parque Estadual de Vila Velha é um sítio geológico a vinte quilômetros ao sudeste do centro da cidade e a cem quilômetros de Curitiba, capital do estado do Paraná. Foi fundado como forma de preservação dessa riqueza natural e, consequentemente, se tornou a principal atração turística da região que tem sido visitada por turistas e visitantes. Porém, desde 2021, tem sido um novo formato, com foco na instrução e astronomia e curiosidades que são repassadas aos participantes ao longo visitado em novo formato: o trajeto do céu noturno.

Localizado em Ponta Grossa, Paraná, a Caminhada Noturna do Parque Estadual Vila Velha pelos Campos Gerais é um trajeto de cerca de 4,5 km, ladeando os blocos de arenitos até chegar na icônica Taça, quando os participantes retornam, após a contemplação, partindo para o ponto especial de observação ao telescópio. Atualmente, essas jornadas são guiadas pelo professor Matheus Frare, que possui experiência nas áreas de Astronomia e Biologia Geral, com interesse em Astrobiologia.

As Caminhadas Noturnas são sucesso no Parque há vários anos e, nos dias de hoje, são realizadas preferencialmente em noites de Lua nova e Lua cheia, quando se pode observar a olho nu diversos astros, porém, isso depende muito da época do ano e das condições do céu. “Em quesito astronômico, noite de Lua nova é o ideal, pois ela não estará no céu ofuscando os demais alvos de observação, que são bem mais tênues. Em Lua nova pode-se observar muito mais estrelas, bem como objetos de céu profundo, como nebulosas (berçários de estrelas), galáxias, aglomerados de estrelas e a própria Via Láctea. Em Lua cheia, o diferencial é justamente poder enxergar a Lua de pertinho, em grande detalhe, cheia de brilho”, detalha Frare em relação à observação dos astros nas duas fases lunares.

Os interessados em participar da Caminhada Noturna devem ficar atentos à programação, pois ela é realizada em horários distintos, conforme a época do ano. “A caminhada inicia por volta de 20 a 30 minutos após o pôr do Sol. Ao longo do ano, os horários de pôr e nascer do Sol variam, seguindo as estações do ano, de modo que no inverno temos noites mais longas do que dias (caminhada começa mais cedo), e no verão dias mais longos que noites (caminhada começa mais tarde)”, explica Matheus. Porém, a experiência incrível promete ser sempre incrível do começo ao fim, quando os participantes têm a oportunidade de visualizar o céu por meio de um potente telescópio, posicionado estrategicamente em um ponto de observação no Parque Vila Velha, revela aos participantes detalhes do céu visto anteriormente a olho nu.

“Contamos com um telescópio newtoniano de abertura de 16 polegadas. Isso significa que o equipamento consegue captar cerca de 4000x (quatro mil vezes mais) luz do que o olho humano, permitindo que enxerguemos objetos muito mais longínquos do que somos capazes de ver naturalmente. O equipamento também é computadorizado, rastreando automaticamente o objeto de desejo no céu para facilitar a observação pelo visitante. Esse nível de equipamento geralmente é exclusivo para pesquisa em observatórios astronômicos, raramente estando disponível ao público em geral no Brasil”, completa o especialista. Por isso, os ingressos para as datas do primeiro semestre de Caminhadas Noturnas já estão disponíveis no site do Parque.

SERVIÇO

Quando: entre fevereiro e junho de 2023

Onde: Parque Estadual Vila Velha

(Rodovia BR-376, Km 515 s/n Rua Silva Jardim – Vila Velha, Ponta Grossa – PR)

Quanto: a partir de R$ 98.

Ingressos: https://parquevilavelha.com.br/