O Quadrifoglio volta a ocupar bela casa no Jardim Botânico
Primeiro restaurante italiano do Rio a flertar com a alta gastronomia, inaugurado em meados dos anos 1980, o Quadrifoglio sempre foi um clássico no Jardim Botânico, trazendo clássicos da cozinha italiana com toques contemporâneos. Mas, este ícone fundado pela chef Silvana Bianchi, que atuou na casa por 30 anos, encerrou suas atividades e o endereço deu lugar há outros projetos. Mas, agora a casa volta a ocupar o bairro Jardim Botânico, com a inauguração prevista para o início do inverno.
O Quadrifoglio, sob o comando dos mesmos donos do recém-aberto Rudä, que relê com sofisticação a cozinha brasileira, ocupa a bela casa da Rua Alexandre Ferreira, no Jardim Botânico, onde se encontrava o Didier, que se mudou em 2022 para Ipanema. Com o restaurante Quadrifoglio reabrindo suas portas no próprio bairro onde começou sua trajetória, a expectativa é alta em todos os quesitos, em virtude da trajetória recente e a qualidade dos restaurantes do Grupo Trëma, que comprou a marca e pretende fazer jus aos melhores momentos da casa.
E, de fato, o retorno é promissor, pois o Quadrifoglio deve voltar com equipe que contará com integrantes que passaram pela casa original da Rua J.J. Seabra, onde atualmente funciona o indiano Taj Mhal. Em vias de reabrir suas portas nesta outra casa do bairro em junho, no início do inverno carioca, a ideia é que chegue servindo um novo cardápio italiano, seguindo a tradição, porém, os gastrônomos e gourmets de plantão estão ainda ansiosos que a casa traga receitas históricas como o ravioli de maçã em leve molho cremoso de queijo e sementes de papoula, da chef Silvana Bianchi, que deu fama à casa.
O Quadrifoglio, por onde passaram chefs como Lomanto Oliveira e Kiko Faria, cumpriu sua última etapa no shopping Village Mall. Mas, volta com toda a força nesta que é a primeira empreitada fora do eixo Ipanema-Leblon dos donos do contemporâneo Mäska, do espanhol Izär, da Brasserie Mimolette e do recém-inaugurado Rudä, de cozinha brasileira sofisticada, além do italiano ÏT, que vai abrir nos próximos dias, no Shopping Leblon.
Vale lembrar que o restaurante também ficou conhecido pela sua adega climatizada, construída especialmente para armazenar mais de 700 garrafas, entre elas, rótulos de regiões emergentes do Velho Mundo. A carta oferecia vários tipos de vinhos em taça entre tintos, brancos, champanhe, prosecco provenientes de países como Itália, Espanha e Grécia. Com isso, é possível que o Quadrifoglio continue sendo uma referência na culinária italiana no Rio com seus pratos sofisticados, uma ousada carta de vinhos e um ambiente acolhedor e discreto na forma de um elegante e delicioso restaurante.