A Highland Park lança sua garrafa mais antiga até hoje - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

A Highland Park lança sua garrafa mais antiga até hoje

Highland Park revela uísque de 54 anos que custa US$ 54.000 que chega com um volume de apenas 225 garrafas que estão sendo produzidas para marcar assim o 225º aniversário da destilaria escocesa. Assim, a escocesa Highland Park está lançando sua garrafa mais antiga até o momento este mês, e os colecionadores de destilados raros e sofisticados podem precisar esperar para colocar as mãos em uma.

Highland Park 54-Year é um uísque escocês incrivelmente antigo. Apenas um volume minúsculo está sendo engarrafado em primeiro lugar – apenas 225 garrafas em todo o mundo. O número 225 não foi um acidente. Highland Park celebrará seu 225º aniversário este ano, e este lançamento mais antigo parece ser a joia da coroa da celebração.

A destilaria baseada em Orkney – que é remota e tempestuosa – existe há mais de dois séculos, embora o uísque nesses barris “só” remonte a 1968. Quatro pontas de recarga e 6 barris de recarga sobreviveram até 2008, quando se casaram juntos e recarregados em pontas de xerez de primeiro preenchimento por mais 14 anos de envelhecimento em xerez fresco.

“Este uísque escocês de single malte excepcionalmente raro de 54 anos foi cultivado por meio de maturação e harmonização cuidadosas”, explicou Gordon Motion, fabricante de uísque mestre de Highland Park, em um comunicado à imprensa. “Representando um quarto da vida de Highland Park, sentimos que era uma maneira adequada de marcar nosso 225º aniversário – nascido e criado no coração de Orkney.”

 

A caixa (porque aos 54 anos você merece uma linda caixa de apresentação) é esculpida por John Galvin para representar as falésias de Yesnaby em Orkney. Cada caixa é única do processo de jateamento manual e terá variações de cor. Os fãs de Highland Park passaram por alguns anos difíceis na última década, apesar de uma série de ótimas garrafas e um de 50 anos lançado em 2020.

 

Seu portfólio também está em fluxo – vários itens básicos de Highland Park, incluindo o de 15 anos, foram brevemente descontinuados, com alguns sendo relançados em novas embalagens. Como Macallan, a destilaria é conhecida por seus single malts com acabamento em xerez, e isso certamente está em exibição aqui com 54.

Lojas de uísque em todo o mundo compartilharão essas garrafas, mas uma consideração para aqueles de vocês com seu passaporte em mãos: muitas vezes os Estados Unidos podem demorar um pouco para receber seu suprimento de importações. Para o mercado americano, Highland Park está projetando o “Verão 2023” como data de venda, o que deixa pouca clareza para quem pode pagar um uísque como esse. O lançamento de 46,9 por cento ABV também está sendo engarrafado em garrafas de 700 ml – uma tendência cada vez mais comum para as importações.

Algumas lojas internacionais podem até ter Highland Park 54 anos agora, já que a data oficial de lançamento era “meados de fevereiro”. Tudo o que resta é o preço – surpreendentes $ 54.000 – antes que você possa colocar as mãos em um e quebrar o selo. Isso supondo que você tenha os meios e as habilidades para rastrear um. Para o resto de nós, Highland Park 18 e 15 são incríveis – e incrivelmente mais fáceis de encontrar.