Louis Vuitton resgata modelo de relógios neo-vintage da Daniel Rot - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Louis Vuitton resgata modelo de relógios neo-vintage da Daniel Rot

Peças neo-vintage da marca suíça de relógios estão cada vez mais quentes no mercado secundário, e a LVMH está empenhada em capitalizar essa tendência com o relançamento de uma peça especial do relojoeiro suíço Daniel Roth, dentro do portfólio de produtos da Louis Vuitton. E isso não é à toa, pois, nos últimos anos, colecionadores e revendedores têm se interessado cada vez mais em adquirir relógios neo-vintage Daniel Roth.

A Daniel Roth é propriedade da Bulgari desde 2000, sendo comprada pela Hour Glass em 1994 antes de ser vendido para o joalheiro italiano, e agora a Bulgari foi comprada pela LVMH em 2011. Desta forma, o conglomerado de luxo está tirando Daniel Roth de baixo da asa da Bulgari para o fabricante La Fabrique du Temps da Louis Vuitton.

 

A marca continuará a operar assim, de forma independente, apesar de ser administrada com “orientação e incubação”, de acordo com o comunicado de imprensa dos mestres relojoeiros da La Fabrique du Temps, Michel Navas e Enrico Barbasini. Com isso, pode-se esperar que alguma peça especial relojoaria séria saia dessa nova direção, com peças que provavelmente serão altamente cobiçadas – se bem feitas.

Navas e Barbasini podem operar nos bastidores trabalhando em relógios mais modernos e modernos para a Louis Vuitton, mas eles começaram a trabalhar sob alguns dos maiores nomes da relojoaria. Apesar do homônimo Daniel Roth não estar mais na empresa, desde que foi vendida para a Bulgari, ele continua sendo uma lenda viva no mundo da relojoaria.

Roth é considerado um mestre relojoeiro e ganhou destaque ao lado de nomes como François-Paul Journe e Roger Dubuis. Este último também não está mais envolvido em sua empresa homônima, que agora é 100% de propriedade da Richemont, rival da LVMH. Os relógios, no entanto, são um grande afastamento daqueles feitos por seu fundador e se voltam mais na direção de uma estética streetwear sofisticada e avant-garde versus códigos de relojoaria suíços mais tradicionais.

Daniel Roth seguirá o mesmo caminho agora que há um foco renovado da LVMH? De acordo com o comunicado à imprensa, “Daniel Roth terá como objetivo capturar o classicismo mecânico e contemporâneo que definiu o trabalho de Roth em seus primeiros dias”. Essa é uma boa notícia para os colecionadores que conhecem e amam o trabalho anterior da marca.

Mas, dada a produção de apenas algumas 100 peças por ano, muitos não conseguirão ver um no pulso. O primeiro relógio disponível para encomenda será produzido em uma série de 20 peças “souscription” (o que significa que os clientes devem “assinar” pagando antes de ver o produto acabado no metal). O lançamento dos novos relógios está programado para acontecer em alguns meses.