Inclusão é ponto alto da estética da Bottega Veneta - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Inclusão é ponto alto da estética da Bottega Veneta

No último sábado, dia 25, aconteceu o desfile de inverno 2023 da Bottega Veneta, dentro do line up da semana de moda de Milão, que apresentou um verdadeiro carnaval em seu desfile, misturando cultura, elegância e força artística. A marca italiana do estilista Matthieu Blazy volta a emocionar fashionistas com um desfile lindamente atordoante. Para os fashionistas e profissionais do mundo da moda, designer continua a impressionar com suas construções e reinou novamente em Milão com sua mais nova coleção para a Bottega Veneta.

Matthieu Blazy ofereceu identificação com a vida real em 81 looks que aderiram a nenhuma tendência em desenvolvimento porque juntos eram todos diferentes. Como nenhum material representa melhor o atual momento da moda masculina do que o couro, Blazy transformou as roupas de couro em uma forma de arte, usando o material para criar algumas das roupas mais expressivas e simplesmente interessantes da moda, como casacos de couro em tons de merlot que se movem quase como gabardine, ou aqueles jeans de couro trompe l’oeil que celebridades vestem deuses como ASAP Rocky e Omar Apolloparece que não me canso. “Falamos muito sobre artesanato e [nesta temporada] queríamos deixá-lo um pouco menos empoeirado, continuar, não limpá-lo, mas melhorá-lo. Então a ideia era inovar”, disse para a Vogue.

Uma dessas inovações foi raspar o couro para tornar as roupas mais leves e, presumivelmente, obter uma cortina mais fluida e semelhante ao tecido. Assim, ele ainda apresentou jeans, que parecem pares de jeans bem usados, mas que são realmente de couro estampado, uma proposta que Blazy também explorou repetidas vezes no desfile Bottega Veneta Fall-Winter 2023, numa camisola risca de giz, numa camisa de flanela cinza e num par de meias. Na coleção destacma-se sapatos de couro de malha, um sobretudo de gola xale levemente acolchoado e um robe estruturado com efeito de crocodilo

Em termos de materiais, Blazy estava atrás de tecidos leves e sem restrições. Ele disse que eles rasparam o couro para torná-lo mais leve, e que o destaque de um casaco com franjas não era bordado, como seria de esperar, mas tecido em uma única peça. As silhuetas às vezes iam ao extremo. As saias de cós ‘enrolado’ foram feitas para evocar a metade inferior do rabo de peixe das sereias, criaturas fantásticas que fazem parte das festividades do Carnevale. Mas também havia casacos e jaquetas de camada dupla sob medida para mulheres e homens.

Blazy disse que os muitos sobretudos, alguns dos quais com forro de couro sobre gravatas de couro, também foram inspirados em seu tempo no país. “As camadas são algo que adoro na Itália. Seu estilo, seu fascínio pela moda. Quando estou na Itália, sempre observo como as mulheres e os homens fazem as camadas. É muito sofisticado, mesmo quando não funciona. É tão pessoal,” ele disse. A ideia era destacar os aspectos mais orgulhosos da história italiana, em contraste com a confusa situação política moderna do estado.

Mas, também houve um número enorme de ideias e técnicas não relacionadas ao couro nos 81 looks da coleção, graças a uma decisão intencional de adicionar, em vez de editar, a coleção. Mas Blazy fechou o desfile trazendo de volta uma velha queridinha: o jeans trompe l’oeil. Antes de ir para sua própria pós-festa, Blazy disse que fez isso para fechar o capítulo de suas três primeiras coleções – descritas nas notas do programa como a “trilogia da Itália” – sugerindo que a próxima temporada trará um novo conjunto de personagens para o Bottegaverse de Blazy. Foi então que percebi que a camiseta de lã fervida de Blazy era – duh – na verdade feita de couro.

A inovadora regata de couro e os jeans de couro da primeira temporada de Blazy encerraram o show. No meio, vimos vestidos em camadas com bordados de flores doces que lembravam ceroulas de luxo, vestidos desconstruídos de estrelas da tela dos anos 1950 e um excepcional LBD com decote profundo e uma fenda frontal não alta o suficiente para revelar a parte de cima do over-the- botas de joelho intrecciato. Outra opção de calçado que chamou a atenção foram os pumpous jelly pumps.

 

Poderíamos continuar falando sobre . Mas vale a pena falar sobre a generosidade de seus instintos e No que deve ser um dos comentários mais genuínos e menos pretensiosos já feitos nos bastidores, ele disse: “Eu sempre vejo como as mulheres e os homens aqui se sobrepõem. É muito sofisticado, mesmo quando não funciona, sabe? É tão pessoal.” Oficialmente, este show marcou o fim de sua trilogia italiana. Onde a próxima? O entusiasmo de Blazy é contagiante. Saímos mais felizes do que quando entramos, 100% livres de tédio.