Porsche anuncia quarta geração do Cayenne
Porsche confirma Cayenne EV para 2025 após Macan e elétrico 718, confirmando uma nova meta de 80% de carros elétricos até 2030. Com o anúncio oficial agora pela marca premium alemã de uma versão elétrica do Cayenne, tem-se um grande SUV elétrico que seguirá a proposta do Macan elétrico a partir de 2024 e uma versão elétrica do 718 Boxster/ Cayman.
O anúncio foi feito nos resultados financeiros do ano anterior da marca que destacou que o Cayenne totalmente elétrico é a quarta geração do Cayenne: “O Macan totalmente elétrico voltará para casa e alcançará os clientes em 2024. O 718 totalmente elétrico está planejado para meados da década. A médio prazo, será então exclusivamente totalmente elétrico. Ele será seguido pelo Cayenne totalmente elétrico”.
Com esta quarta geração do Cayenne, a Porsche reforça sua meta de entregar mais de 80% dos novos carros totalmente elétricos até 2030. O fabricante também confirmou um SUV maior que será colocado acima do Cayenne e baseado na plataforma SSP desenvolvida pela Porsche. Eles planejam expandir seu “portfólio de produtos para cima com um SUV totalmente elétrico – uma versão esportiva do Cayenne”. Espera-se que o novo modelo ofereça “linhas típicas da Porsche”, forte desempenho, funções de direção automatizada e uma “experiência de interior completamente nova”. O carro é destinado principalmente aos mercados chinês e americano.
Com o Taycan lançado em 2019 e os próximos modelos Macan, 718, Cayenne e SUV elétrico, espera-se que mais de 80% das vendas da Porsche até 2030 sejam carros elétricos. No entanto, um híbrido está chegando nesta década. Para 2022, a Porsche estabeleceu quatro novos recordes e o volume de negócios do grupo, apesar da guerra na Ucrânia, da pandemia de Covid-19 e das interrupções nas cadeias de suprimentos globais.
E, embora a Porsche também esteja focada em carros elétricos, a montadora tem esperanças em combustíveis sintéticos. Por exemplo, a Porsche e seus parceiros construíram uma planta piloto de eFuels no Chile em 2022. A produção está em andamento desde dezembro e, segundo o CEO Oliver Blume, ele “mostrou que os combustíveis eletrônicos podem ser produzidos em escala industrial”.