Andreas Kronthaler reinventa Westwood - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Andreas Kronthaler reinventa Westwood

Com a coleção FW23, Andreas Kronthaler reinventa o extenso arquivo da marca de moda britânica de uma nova maneira reforçando a premissa transgressora da sua icônica criadora, Vivienne Westwood, que apresentou recentemente em passarela uma fusão de épocas, estilos e culturas.

Westwood foi não apenas um designer responsável por algumas das mais importantes estéticas subculturais e culturais dos últimos 100 anos, também ainda uma grande crítica de questões sistêmicas dentro da indústria e, em particular, das maneiras pelas quais ela é agressivamente prejudicial ao meio ambiente.

Por isso, a nova coleção FW23 de Vivienne Westwood revelou com sua fusão e a captura do espírito punk de Londres a reinvenção de peças icônicas da marca de uma nova maneira. O projeto foi inspirado na nostalgia do passado, assim como no estilo de vida nômade, reunindo objetos e materiais em uma jornada sem fim.

Com isso, o estilista da temporada e marido da falecida Vivienne Westwood, Andreas Kronthaler, traz o choque de tecidos, texturas, estampas e propósitos – pele biológica e couro sintético, estampas sem sentido, velha alfaiataria de Hollywood e camisas ruff do século 17.

Dada a longa história de Westwood de ativismo ambiental de alta pressão, o que Andreas Kronthaler – atual diretor criativo da marca, bem como parceiro de Westwood na vida e no design – revelou, no entanto, foi mais do que um memento mori (do latim que significa “lembre-se de que você irá morrer”, uma expressão em latim que nos faz refletir sobre o valor da vida).

Desta forma, ele traz algo mais como uma declaração de missão numa coleção que traz consistência na sensação e na forma apesar das combinações cheias de excentricidades nas silhuetas e na assimetria desenfreada. E, em revolta inata contra o sistema do qual a própria marca faz parte, Kronthaler homenageou a história material de Westwood e traduziu a ideologia progressiva do designer em forma material, transpondo esses valores para o mundo real de uma forma que parece tangível e iminente.

A coleção foi registrada pela fotógrafa de moda Sabina Schreder que capturou o lookbook por toda Londres – em lojas, galerias e ruas como na Peter Jones, na galeria de arte contemporânea Sadie Coles e na Carnaby Street, Soho.