Escale a grande montanha branca de sal em Herringen - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Escale a grande montanha branca de sal em Herringen

Conheça a Montanha Kali, a grande montanha sal da Alemanha abriga uma pilha de cloreto de sódio (sal de cozinha) tão grande que ficou conhecida além da cidade de Herringen. Sua origem remonta a 1976, quando o potássio foi extraído na cidade de Hesse. O problema com o potássio é que a mineração produz muito cloreto de sódio como subproduto, então você precisa de um lugar para armazená-lo. A mineradora começou a despejar todo esse sal a poucos quilômetros de Herringen e ao longo dos anos criou uma gigante montanha de sal chamada Kali.

A montanha está a 530 metros acima do nível do mar e cobre uma área de mais de 100 hectares, então você pode vê-la de qualquer lugar em Herringen e se tornou uma atração turística. Os visitantes podem escalar o Monte Kali como parte de uma visita guiada. A subida leva cerca de 15 minutos em média e oferece vistas do Vale do Werra até as florestas do Rhön e da Turíngia.

Embora seja difícil estimar a quantidade de sal no Monte Kali, sua massa atual é estimada em aproximadamente 236 milhões de toneladas. Em comparação, a montanha tem até 11 campos de futebol e pesa até 23.600 torres Eiffel. Por isso, essa área na Alemanha impressiona a cerca de 170 quilômetros de Frankfurt. Kali nasceu da mineração do potássio, que era usado como fertilizante e é intensamente utilizado na região, a partir de uma busca vigorosa que começou em 1903 com a abertura da grande Mina Wintershall, a maior mina de potássio do mundo.

 

Mas, as minas então quebram esse sal em vários lugares da região, criando grandes massas desse produto e o Monte Kali começou a crescer mais rápido em 1973, quando a empresa Kali Salz começou a armazenar cada vez mais seus resíduos no local e começou a formar uma colina, e ao longo dos anos tornou-se um aterro de mais de 220 metros de altura, que em 2014, ocupando uma área de mais de 96 hectares.

900 toneladas de sal são adicionadas a cada hora ao crescente Monte Kali. Todos os anos, milhares de pessoas vão a esta cidade para encontrar uma maneira de escalar esta grande montanha branca. Os habitantes locais batizaram a montanha de Kalimanjaro, em homenagem ao famoso vulcão africano. Apesar de ser uma massa incomum e impressionante, causou sérios danos ao meio ambiente. Todo esse sal se infiltra no solo e toda a área ao redor da montanha é quase estéril. O rio Werra, que corre perto da montanha, tornou-se tão salgado que muitos animais aquáticos não conseguiram sobreviver nele.