Exposição reúne experiências e histórias de províncias japonesas na JHSP - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Exposição reúne experiências e histórias de províncias japonesas na JHSP

Japan House São Paulo recebe a mostra “DESIGN MUSEUM JAPAN: investigando o design japonês” sobre histórias do design japonês. Esta exposição traz a pesquisa de oito criadores que exaltam a história dos “tesouros do design”, presentes no cotidiano de diferentes províncias japonesas em uma cultura e estilo de vida desenvolvidos desde o período Jomon, há 10 mil anos.

São oito criadores japoneses de diferentes áreas de atuação que terão suas pesquisas reunidas na mostra, de 28 de março a 11 de junho. Por trás de cada uma das investigações estão experiências e histórias coletadas em sete províncias japonesas, visitadas pelos criadores de destaque internacional como Akira Minagawa, Reiko Sudo, Tetsuya Mizuguchi, Tsuyoshi Tane, Kenya Hara, Koichiro Tsujikawa, Kumiko Inui e Kumihiki Morinaga.

Organizada pela NHK, emissora pública do Japão, juntamente com a NHK Promotions e NHK Educational, empresas do grupo, a mostra faz parte do projeto de itinerância global da Japan House, iniciando em São Paulo, seguindo para Los Angeles e Londres, na sequência. “Quando pensamos na cultura nipônica, uma das primeiras referências que surgem é o design, porém não há hoje um museu dedicado exclusivamente a este assunto no Japão. Nesse sentido, essa exposição cumpre um papel importante de reunir diferentes itens presentes no cotidiano do japonês a partir do olhar desses renomados criadores”, diz  a produtora-chefe da NHK, Kyoko Kuramori, responsável pela mostra na JHSP.

De acordo com a produtora, o resultado dos trabalhos dos criadores diz muito a respeito de “aspectos atemporais da vida local, da paisagem, da história de diferentes regiões do país, mostrando que basta um olhar curioso para encontrar o design em quase tudo o que nos cerca. A ideia é que a DESIGN MUSEUM JAPAN possa crescer e mais províncias e ‘tesouros do design’ sejam contemplados com o tempo”, explica Kuramori.

Para Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo, “as histórias trazidas nesta exposição são uma descoberta de riquezas da cultura e do cotidiano japonês pela ótica de grandes artistas. O conceito da DESING MUSEUM JAPAN é muito criativo e pode ser uma importante fonte de inspiração no Brasil. Temos em comum um vasto campo de produção nessa área e pessoas extremamente criativas que não necessariamente são conhecidas por um grande público ou mesmo reconhecidas como designers. Promover o reconhecimento e principalmente a percepção do design no cotidiano é uma forma de valorizar nossa produção local e encontrar beleza ao nosso redor, o que é sempre uma boa lição a se aprender. Além disso, a oportunidade de descobrir esses tesouros escondidos no Japão é realmente única”.

A maioria dos criadores, inclusive, já foi tema de mostras individuais ou teve seu trabalho exposto na JHSP, como é o caso de Reiko Sudo, Akira Minagawa, Kunihiko Morinaga, Kenya Hara e Tsuyoshi Tane, esse último inclusive assina a expografia da mostra. Além dos espaços dedicados a cada uma das pesquisas, com direito a vídeos sobre os processos de investigação produzidos especialmente pela NHK, o público também poderá acessar uma coleção de títulos sobre os criadores e os temas que abordam.

Por fim, a mostra conta com uma seção interativa, onde o visitante é convidado a deixar suas impressões sobre “o que é o design para você?” e contribuir com exemplos presentes no cotidiano brasileiro e que podem ser considerados verdadeiros “tesouros” de cada região do país. Para aprofundar o tema da exposição, a JHSP oferecerá em sua programação paralela uma série de eventos, inclusive com a produtora chefe da NHK Educational Kyoko Kuramoto e arquiteto Tsuyoshi Tane. Dentro do programa JHSP Acessível, a exposição “DESIGN MUSEUM JAPAN: investigando o design japonês” conta com recursos táteis, audiodescrição e de Libras.

 

SERVIÇO

Exposição “DESIGN MUSEUM JAPAN: investigando o design japonês”

Co-organizado pela Japan House São Paulo, NHK, NHK Promotion, NHK Educational em colaboração com DESIGN MUSEUM

Período: 28 de março a 11 de junho de 2023

Local: Japan House São Paulo, 2º andar – Avenida Paulista, 52, São Paulo/SP

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h

Entrada gratuita. Reservas online antecipadas (opcionais): https://agendamento.japanhousesp.com.br/

 

Palestra Descobrindo os tesouros do Design japonês

Participação de Kyoko Kuramori, produtora chefe do grupo de arte e cultura da NHK, e o arquiteto japonês Tsuyoshi Tane. Mediação de Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo

Quando: 28 de março (terça-feira), às 18h, presencialmente na Japan House São Paulo ou ao Vivo no YouTube da JHSP

Duração: 60 min

Tradução simultânea Português/Japonês

Atividade livre e gratuita. Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senhas na recepção com 30 minutos de antecedência.