Coluna A Beleza do Olhar com Dra Michelle Dias - Autocuidado e Vaidade - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna,  Notícias

Coluna A Beleza do Olhar com Dra Michelle Dias – Autocuidado e Vaidade

Como você se cuida? Já fez algo se justificando dizendo – “não sou vaidosa, faço isso porque está me incomodando!” – como se o ato fosse passível de reprovação! Muitas pessoas confundem autocuidado e vaidade. Por isso, entender a diferença entre eles pode ser libertador. É um assunto complexo, de muita autoanalise e estudo psicológico, mas introduzo um conceito básico.

O cuidar-se está intrinsicamente ligado a saúde. Quando estamos estressados e intensamente preocupados com o trabalho ou com o outro é comum nos deixarmos de lado. A alimentação e o exercício físico são os primeiros a se desregularem, seguidos do sono e do zelo pela aparência.

Foto/ Fonte: Freepik

O autocuidado é ter consciência de seu corpo e de suas necessidades. É fazer escolhas conscientes daquilo que te faz bem. Inclui o tomar água para hidratação, escolher alimentos que irão nutrir o corpo, ir à igreja, fazer exercícios físicos, jantar com o marido, um passeio com a família, cuidar dos cabelos, da pele ou se submeter a cirurgia.  E os exemplos não param pois para cada um existe o que é considerado ótimo para conseguir o equilíbrio pessoal.

Foto/ Fonte: Freepik

Já a vaidade, ela é doentia, considerada um pecado capital, extrapola a linha do cuidado inclusive colocando a saúde em risco, a pessoa compromete a vida financeira para comprar itens que julga que a fará mais belo (a), se submeterá as inúmeras cirurgias  plásticas ou a horas na academia, se julga o mais importante dos seres vivos e pode ir ao extremo de se afastar completamente da sociedade para não ser passível a críticas. A vaidade cultua obcessivamente o ser que a possui, e não se resume ao culto ao corpo, podemos incluir a vaidade intelectual e a timidez excessiva ( que beira a fobia social, neste caso o vaidoso se fecha para o mundo).

Se cuidar difere da vaidade. O autocuidado é o olhar amoroso para si, é a verdadeira busca pela harmonia entre corpo, mente e espírito. E quando nos cuidamos a beleza resultante é natural e pura. A beleza reflete, então, a representação da força e suavidade, no amor do autocuidado, na harmonia entre o que somos e o que vemos ao nos olharmos frente ao espelho.

 

Dra Michelle Dias

CREMEPE 19346 /CREMESP 233671

Médica Oftalmologista, especialista em Plástica Ocular.

Staff do HOPE: 81 33022121

Staff do Real Visão: 81 3416-1630