Que tal aproveitar o festival de Páscoa Osterfest de Pomerode? - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Que tal aproveitar o festival de Páscoa Osterfest de Pomerode?

O festival de Páscoa Osterfest de Pomerode é um dos eventos mais famosos de Pomerode, Santa Catarina, e é fácil de entender. Comemora a Páscoa de forma única. Por isso, dois marcos no Guinness Book of Records: um ovo de Páscoa gigante e o maior Osterbaum do mundo. Outro destaque do evento é um resgate celebrando a imigração alemã com um a variedade de opções para se comer, beber, além de atrações e entretenimento para se ver e fazer com as crianças em família.

Mesmo que você não vá a Pomerodon nesta Páscoa, pode entender o evento e planejar as próximas edições. Para quem conhece algumas palavras de alemão, o nome do feriado fala rapidamente da ligação do evento com a cultura germânica, já que “Oster” significa “Páscoa” em alemão. Essa conexão faz sentido porque os fundadores da cidade eram imigrantes da Pomerânia (Pomerânia) no norte da Alemanha, e a festa mantém muitas de suas tradições coloniais. Osterfest se destaca porque acontece durante oito semanas!

Na prática, são mais de 30 dias de comemorações. Nesta edição, o evento organizado pela Associação Visita Pomerode segue de 9 de abril até a Páscoa. festival da ostra Eleita pelos nossos leitores uma das 10 melhores cidades do Brasil, Pomerode merece uma viagem especial para mostrar o interior mais simples de Santa Catarina. Mas se você não tem muito tempo e mora em cidades próximas como Blumenau (32 km), vale passar por Pomerode só para conferir a Osterfest, que exige pelo menos uma hora de passeio.

Feriado 2023 – Consulte o calendário de viagens de férias prolongadas! Ao chegar na festa, procure desacelerar para aproveitar cada detalhe pensado para encantar o visitante. Você pode ver desde a gestão do local até a seleção de pequenas casas onde moram os empresários locais. Feitos de madeira, são inspirados no visual das pequenas feiras europeias. A iluminação noturna facilita a lembrança dos tradicionais mercados de Natal como os que vi na Alemanha.

Se você estiver interessado em histórias locais, pare e pergunte a um expositor o que havia no estacionamento onde a festa é hoje. Com certeza alguém vai te contar sobre a famosa Rua Hermann Weege – foi o coração dos negócios nos primórdios de Pomerode e sempre tem alguém orgulhoso de salvar a história da cidade. Atualmente, o espaço da Osterfest é o estacionamento do Teatro da Cidade e do Centro Cultural Pomerode. Como o local se transforma completamente na temporada das ostras, ele colore a cidade nos meses quentes de fevereiro a abril. Um ingresso online não é garantia de um passeio. Prepare a roupa, vá à feira e compre o ingresso na bilheteria.

No evento, você pode curtir o momento presente sentindo o cheirinho dos produtos artesanais da região e pratos típicos alemães. Mas admito que uma pausa no uso de telas é inevitável quando há tanta decoração de interiores: definitivamente há uma foto em cada canto!

A incrível beleza e abundância de cores de Osterbaum atraem os olhos de todos os visitantes. A árvore de Páscoa foi a primeira atração da Osterfest a alcançar reconhecimento internacional e transcende seu apelo visual. Nos bastidores, fica a curiosidade de que a árvore que recebe milhares de cones naturais não é sólida. É por isso que uma árvore gigante é escolhida todos os anos para ser levada para o salão de festas e instalada como parte da Osterfest.

Havendo interesse, com autorização da prefeitura, foram cortados troncos de árvores já destruídas ou exóticas. Por isso, os significados em torno de Osterbaum são tão interessantes quanto ele realmente é. Segundo a tradição cristã, a árvore da Páscoa representa a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Os galhos secos simbolizam a morte de Jesus e as cascas de ovos coloridas a ressurreição. A cultura alemã também associa Osterbaum à chegada da primavera na Europa, daí tamanha chuva de cores.

Como é uma tradição que veio com os colonos e foi preservada entre muitos descendentes de alemães, essas árvores também foram feitas pelos moradores e espalhadas pela cidade, nos jardins das casas (bonito de se ver!). Para surpreender os visitantes, a árvore muda de cor a cada ano. Então Osterbaum está sempre produzindo novas imagens! Normalmente, as cores escolhidas para os cones são relacionadas à cor do ovo gigante para deixar o ambiente mais harmonioso. Pomerod no Guinness Book of Records Em 2017, a árvore Pomerode Osterfest entrou para o Guinness Book of Records. Na verdade, o Osterbaum de Pomerode, com 82.404 cascas de ovos silvestres, estava uma classe à frente do livro dos recordes!