Windsor Plaza Brasília recebe Roadshow 2023 - Vinhos de Portugal - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Windsor Plaza Brasília recebe Roadshow 2023 – Vinhos de Portugal

Um Road Show 2023 com vinhos portugueses acontecerá em Brasília no próximo dia 24 de abril, no Windsor Plaza Brasília Hotel, onde os visitantes do evento encontrarão rótulos de várias regiões produtoras portuguesas. Além de Brasília, Belo Horizonte e Ribeirão Preto também receberão o evento, posteriormente, dentro do projeto Wines of Portugal.

Degustação dos Vinhos de Portugal 2016, ocorrido no hotel DeVille, em Porto Alegre/RS. Foto: Marcos Nagelstein/ Agência Preview

Destinado aos apreciadores e ao público apreciador da bebida, os visitantes pode explorar as mais diversas regiões produtoras de Portugal, com diferentes rótulos que apresentam as especialidades do país. São mais de 250 castas locais, entre elas as castas mais utilizadas para a produção de vinho tinto, que são a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Trincadeira, Aragonez, Baga e Castelão. As castas brancas mais utilizadas são o Alvarinho, Arinto, Antão Vaz, Viosinho, Verdelho, Encruzado e Fernão Pires.

São cerca de 25 adegas, entre as quais se destacam os vinhos Abegoaria, Adega da Vermelha, Aveleda, Barcos | Adega Ponte da Barca, Cadeado, Carm, Carmim, Cartuxa – Fundação Eugénio de Almeida, Casa Ermelinda Freitas, Casa Relvas, Dona Maria, Julio Bastos, Enoport Wines, Falua, Herdade do Peso, Casa Ferreirinha, João Portugal Ramos, José Maria da Fonseca, Manuel Costa e Filhos, Quinta da Devesa, Quinta da Lapa, Quinta dos Avidagos, Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, Real Companhia Velha, Rocim Vinhos e Vercoope. Além de provas e palestras, o programa do roadshow inclui uma master class sobre vinhos portugueses com a especialista em vinhos e Sommelière Etiene Carvalho.

Os visitantes podem ainda participar nos Wine Games, onde põem à prova os seus conhecimentos sobre os vinhos portugueses em jogos vínicos onde os participantes devem identificar os principais aromas, regiões e castas de cada vinho. Os vencedores receberão um presente e nenhuma contribuição monetária será feita. A ideia é que os visitantes tenham oportunidade de explorar toda a riqueza de sabores que os vinhos lusitanos têm para oferecer. Em 2022, todo o vinho português foi exportado no valor de 941,51 milhões de euros, o que representa um aumento de 1,52% face ao ano anterior.

Degustação dos Vinhos de Portugal 2016, ocorrido no hotel DeVille, em Porto Alegre/RS. Foto: Marcos Nagelstein

O Brasil ainda se destaca nas exportações de vinho de Portugal, onde ocupa o quarto lugar geral. Em 2022, Portugal exportou 71.022.093 euros para o Brasil. A entrada para profissionais do setor é gratuita mediante pré-inscrição (mediante confirmação). Os ingressos para o grande público custam R$ 70 e podem ser adquiridos pelo Sympla: https://beta.sympla.com.br/evento/roadshow-brasilia-degustacao-dos-vinhos-de-portugal-2023/1922406

 

SERVIÇO

Local: Windsor Brasília Hotel SHN, Quadra 01 – Conjunto A – Bl A – Entrada B Asa Norte

Data: 24 de abril

Masterclass: das 14h30 às 15h30

Profissionais convidados: das 15h30 às 20h30

Consumidores: das 18h30 às 20h30