Descubra o legado da Era Dourada em Palm Beach, Flórida - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Descubra o legado da Era Dourada em Palm Beach, Flórida

Palm Beach é um destino que coleciona legados da Era Dourada, capítulos da história americana e incríveis lojas de antiguidades. É um playground para bilionários, antigos e novos. Ela tem muito a oferecer para aqueles que buscam um pouco de história, luxo e entretenimento. Desde os antigos resorts de Henry Flagler até os clubes sociais exclusivos da elite americana, a cidade é um playground para os ricos e famosos.

Mas mesmo para aqueles que não estão interessados em se juntar à alta sociedade, Palm Beach ainda oferece uma variedade de atividades e atrações para todos os gostos e orçamentos. Com suas belas praias, lojas de antiguidades, restaurantes de alta qualidade e rica história americana, Palm Beach é um destino que deve estar na lista de qualquer viajante que visita a Flórida.

Se a Flórida é hoje sinônimo de turismo, é por causa de Henry Flagler, uma das figuras mais proeminentes da Era Dourada. Flagler já havia feito fortuna com grãos, destilarias, sal e petróleo, e tinha quase 50 anos quando viu um enorme potencial turístico na Flórida. Naquela época, a Flórida era considerada apenas um grande pântano esquecido em uma das partes mais pobres do país. Flagler pretendia transformar a costa oeste do estado em uma espécie de Riviera Americana. Ele construiu uma ferrovia que ia de Jacksonville a Key West e inaugurou uma série de resorts luxuosos com piscinas e quadras de tênis ao longo do caminho.

Dois desses resorts estavam localizados em Palm Beach, um pedaço de terra entre o mar e o Lago Worth que rapidamente se tornou o destino de férias para a alta sociedade da Era Dourada. O primeiro hotel a ser inaugurado em 1894 foi o Royal Poinciana. Com 900 quartos, já foi a maior estrutura de madeira do mundo e foi descrita como uma “cidade sob o mesmo teto”, mas acabou caindo em declínio e foi demolida após o acidente de 1929.

O Breakers, construído em 1895, sobreviveu a dois incêndios e ainda existe hoje, ainda sob o comando da família Flagler. A propriedade de 56 hectares, que já recebeu presidentes dos EUA e da realeza europeia, tem suítes à beira-mar, uma dúzia de restaurantes, piscina, serviço de praia, spa, quadras de tênis e o campo de golfe mais antigo da Flórida. As taxas começam em nada menos que US$ 900, um sinal de que Henry Flagler deixou um legado de luxo em Palm Beach.

Embora The Breakers seja uma das construções mais icônicas de Palm Beach, ela passou por reformas significativas ao longo do tempo. Para ter uma visão mais precisa de como a elite da Era Dourada viveu, nada melhor do que visitar Whitehall, a casa sazonal que Henry Flagler construiu às margens do Lago Worth, a pouco mais de um quilômetro do hotel, como presente de casamento para sua terceira esposa, Mary Lily Kenan. Quando foi concluída em 1902, o New York Herald descreveu a mansão como “mais maravilhosa do que qualquer lugar na Europa, mais grandiosa e magnífica do que qualquer outra habitação no mundo”. A declaração pode ter sido um pouco exagerada, mas diz muito sobre esse tempo.

Outra importante construção é o Museu Flagler que vale uma viagem a Palm Beach por conta própria. Mas há outro capítulo importante na história da Flórida escrito a cerca de dois quilômetros ao sul da Worth Avenue. Aqui, Henry Flagler sai de cena, e Paris Singer, um dos herdeiros da famosa marca de máquinas de costura, e o arquiteto Addison Mizner entram.

Saindo do Museu Flagler, faça como os milionários que vivem em Palm Beach e dê um passeio ao longo da Lake Trail, um caminho de quase dez quilômetros ao longo do Lago Worth. Você verá mansões de um lado e iates do outro, bem como uma infinidade de ciclistas, pessoas passeando com seus cães e mães empurrando carrinhos de bebê.

 

Há também três igrejas significativas na região. A neogótica Bethesda-by-the-Sea é a mais antiga de Palm Beach e sediou os casamentos de Donald e Melania Trump e Michael Jordan e Yvette Pietro. A Igreja Paramount é assim chamada porque está instalada no antigo Paramount Theater, que transmitia filmes mudos e os primeiros talkies na década de 1930. Hoje, a igreja realiza algumas exposições de filmes clássicos em homenagem ao seu passado cinéfilo.