A arte que nasce do amor de uma mãe - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

A arte que nasce do amor de uma mãe

Com “Obra de mãe”, artistas e arquitetas celebram o Dia das Mães mostrando que a maternidade é um processo transformador e potente, capaz de ressignificar todas as áreas da vida da mulher. Desde as alegrias e os novos afetos até as mudanças no corpo, os tabus, as cobranças sociais e os desafios da carreira, cada mulher encontra maneiras de expressar e traduzir todas essas nuances de forma singular.

Para muitas mulheres, a expressão artística se torna um caminho para convergir todas as experiências provenientes da maternidade. É o caso da artista Georgia Chagas, da Urban Arts, que em 2011, diante das transformações em sua vida cotidiana, encontrou no fazer artístico uma forma de agregar todas as novidades e mudanças que surgiram ao se tornar mãe. Segundo ela, o trabalho artístico possibilitou canalizar sua energia, proporcionando uma visão mais clara das coisas.

 

Georgia Chagas destaca que grande parte de seu trabalho foi produzido intuitivamente, conectando-se com suas emoções e seu espaço íntimo como ser humano. As experiências vivenciadas em seu papel existencial de mãe permitiram a descoberta de novos aspectos sobre si mesma e impulsionaram seu crescimento como artista.

Nesse contexto rico, complexo e instigante, profissionais das áreas de arte e arquitetura refletem sobre as possibilidades da maternidade em paralelo aos projetos de carreira. A artista Monica Ruf, também presente no acervo da Urban Arts, encontrou na maternidade a segurança e a força necessárias para enfrentar mudanças no mercado de trabalho. Ao se tornar mãe, ela optou por deixar seu emprego como estilista em uma marca e se dedicar integralmente à ilustração, o que a trouxe maior realização pessoal e mais tempo para seus filhos.

Apesar dos desafios de conciliar a maternidade com a rotina profissional, a artista Stela Araujo ressalta que é através do afeto e do cuidado que se fortalece ainda mais o papel da mulher como profissional. Ela destaca que conciliar maternidade, estudos e trabalho não foi fácil, mas seu filho aprendeu com seu exemplo, e ela aprendeu com o amor que ele trouxe à sua vida.

Para celebrar o Dia das Mães, a Urban Arts apresenta a campanha “Obra de Mãe”, que destaca as obras preferidas de artistas e arquitetas parceiras e reúne reflexões especiais sobre as transformações da maternidade diante dos processos criativos de cada uma. Diversas artistas e arquitetas compartilham suas experiências e destacam como a maternidade influenciou e enriqueceu suas carreiras.

A Urban Arts é uma galeria líder no segmento de artes, fundada em 2009 por André Diniz, com o objetivo de tornar a arte acessível. A galeria, que nasceu online e agora possui 33 unidades físicas em todo o Brasil, reúne artistas independentes e oferece obras exclusivas, autorais e com tiragem limitada a preços acessíveis. O acervo da Urban Arts conta atualmente com mais de 250 mil imagens de mais de 9 mil artistas, possibilitando a todos apreciarem e se inspirarem.