Explore a cultura japonesa em pleno coração de São Paulo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Explore a cultura japonesa em pleno coração de São Paulo

Uma nova exposição na Japan House São Paulo mostra a diversidade das paisagens e da cultura japonesa por meio de miniaturas. Pela primeira vez na América Latina, o trabalho do fotógrafo Tatsuya Tanaka será exibido no “Japão em Miniaturas”, incluindo uma nova peça criada especificamente para a mostra. As fotografias e modelos retratam a paisagem e a cultura do Japão através do “mitate”, um conceito tradicional japonês que sugere novas interpretações de objetos do cotidiano.

A exposição estará em cartaz na Japan House São Paulo de 16 de maio a 8 de outubro de 2023, e a entrada é gratuita. Os visitantes podem esperar ver 37 obras criadas a partir de elementos como conchas, alimentos como macarrão e sushi, itens de maquiagem, canudos, prendedores de roupa, leques e outros objetos do cotidiano japonês. As peças serão divididas em cinco grupos principais: estações e seus eventos, cenas tradicionais do Japão, cenas modernas do Japão, vida cotidiana e práticas tradicionais. Na exposição “Japão em Miniaturas – Tatsuya Tanaka”, os espectadores reconhecerão pincéis usados para pintura, que se transformam em campos de arroz, embalagens de soja japonesa fermentada (nattō) que lembram a arquitetura de um importante castelo japonês, sushis alinhados em esteiras rolantes que lembram trens e carros no trânsito, e palhas verdes que podem ser confundidas com uma floresta de bambu a partir de uma mudança de perspectiva e escala.

Tanaka é reconhecido internacionalmente por seu projeto Miniature Calendar, que ele realizou em suas contas de mídia social. Em todo o seu trabalho, Tanaka ilustra o conceito “mitate”, onde a arte em miniatura é fotografada com um tema de diorama e coisas do cotidiano. Acredita-se que o “mitate” esteja enraizado na cultura japonesa, que sempre viveu em harmonia com a natureza, para compensar as coisas que faltam ou os vazios com a imaginação. Esse senso estético ainda está presente na literatura, na cerimônia do chá, na jardinagem, no entretenimento do período Edo (Kabuki e Rakugo) e na culinária. “Nesses pequenos universos criados por ele, o que se destaca é sua percepção quase fantástica, remetendo à mais pura imaginação infantil sobre os objetos, constantemente renovando e reformulando seus significados”, explica Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo e curadora da exposição.

Tanaka também fez questão de incluir na exposição o elemento que o inspirou a produzir as miniaturas e suas fotografias, o brócolis, criando uma pequena floresta dessa hortaliça na peça que saúda os visitantes da Japan House São Paulo: “O brócolis é o material que me inspirou a olhar para os objetos e pensar em outras possibilidades com eles. Quando digo que eles se parecem com árvores, pessoas do mundo todo podem se identificar com essa ideia”, comenta.

A exposição também traz um novo modelo, criado a partir de conversas entre o artista e o JHSP, especificamente para esta mostra no Brasil. Os principais materiais escolhidos foram arroz e feijão. “Quando ouvi falar da feijoada, prato que se come com arroz, como o caril, comecei a pensar na possibilidade de expressar a areia branca e o mar com este prato típico. Aprendi também que existem passeios com padrões de ondas em preto e pedras brancas à beira da praia no Rio de Janeiro. É isso que imagino quando penso no Brasil. Feijão preto e arroz também são alimentos familiares aos japoneses, e acho que, apesar de estarem em lados opostos do mundo, Brasil e Japão têm culturas com aspectos semelhantes”, diz o fotógrafo.

Para valorizar ainda mais esses pequenos universos, a concepção da exposição aposta no minimalismo e em diferentes olhares de observação, proporcionando ao visitante a oportunidade de ver algumas das obras através de lupas, em pé ou sentado, observando todos os ângulos. Tanaka fará uma palestra sobre sua obra, trajetória e inspirações no dia 16 de maio, sua primeira viagem ao Brasil, especificamente para a montagem da exposição.