A história, arte e tradição da Cerâmica Brennand aportam na Casa Zero - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

A história, arte e tradição da Cerâmica Brennand aportam na Casa Zero

A Cerâmica Brennand inaugura sua primeira loja-âncora na Casa Zero, o primeiro shopping sociocultural do Brasil, localizado no centro histórico do Recife. A loja é uma unidade de apoio oficial aos turistas da Oficina Francisco Brennand, onde o público poderá encontrar peças de cerâmica produzidas por uma equipe de mestres, oleiros e decoradores, muitos deles antigos parceiros do artista. O espaço começa a funcionar em soft opening a partir desta semana e terá inauguração oficial na próxima quinta-feira, dia 18 de maio.

Foto: Imagem/ Divulgação

A Casa Zero é um marco zero de uma nova história para o Centro Histórico do Recife. Inaugurada em setembro de 2022, é o primeiro shopping sociocultural do Brasil e integra a Rede Muda Mundo, ecossistema de inovação social e engajamento cívico do país. Além do empreendedorismo social, a Casa Zero tem mais cinco pilares de atuação: educação, cultura, inovação, impacto social e engajamento e voluntariado. Juntas, essas iniciativas buscam transformar o território e criar uma rede de relacionamentos entre a sociedade civil, iniciativas sociais, empresas e poder público.

Foto: Imagem/ Divulgação

A loja da Cerâmica Brennand na Casa Zero não terá fins lucrativos, mas ajudará a manter a Oficina em funcionamento com atividades culturais e educativas. Francisco Brennand, o artista responsável pela criação da Oficina, compreendia a produção de objetos utilitários artesanais como parte de seu trabalho autoral. O processo artesanal, a partir da iconografia e técnicas criadas pelo artista, torna as peças únicas. Entre os produtos à venda, estão vasos, louças, jarras, garrafas, fruteiras, bandejas, cumbucas e cachepôs, além de acessórios, objetos especiais e os famosos ovos de cerâmica decorados com os desenhos do mestre ceramista.

Foto: Imagem/ Divulgação

A loja da Cerâmica Brennand será um ponto de apoio para oferecer informações a turistas e visitantes sobre a Oficina. Além disso, contribuirá para o aumento do fluxo de turistas na Casa Zero e na Rua do Bom Jesus, fortalecendo ainda mais o turismo e a economia local. A unidade funcionará de terça a sábado, das 12h às 18h, inclusive com vendas de ingressos para o museu da Várzea no local. Com essa parceria, a Casa Zero se torna um destino cultural obrigatório para todos os que visitam o bairro.

Foto: Imagem/ Divulgação