Master Blender de Glenglassaugh explora o mar da Escócia - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Master Blender de Glenglassaugh explora o mar da Escócia

Glenglassaugh Single Malt Scotch de 46 Anos traz o espírito da Escócia, beijado pela Terra, Mar e Ar. O novo lançamento é da destilaria Glenglassaugh, que tem uma história rica e uma conexão única com o ambiente natural da costa escocesa. Fundada em 1875 pelo Coronel James Moir, nas proximidades da imponente Sandend Bay, suas instalações foram abençoadas pela influência inimitável das ondas tumultuosas do Mar do Norte. Embora tenha produzido uísque cobiçado ao longo dos séculos, principalmente para blends, a destilaria foi afetada pelo infeliz incidente conhecido como “Whisky Loch” nos anos 80, que causou o declínio de várias destilarias em toda a Escócia, incluindo a de Glenglassaugh.

No entanto, em dezembro de 2008, a destilaria inativa ressurgiu, trazendo de volta à vida sua alma como fabricante de uísque. Enquanto isso, os barris com seu tesouro delicioso de single malt descansavam nas adegas desativadas de Sandend Bay, absorvendo os sabores provenientes da madeira e do clima litorâneo, enquanto esperavam o momento certo para serem apreciados.

Rachel Barrie, a habilidosa Master Blender de Glenglassaugh, assumiu a responsabilidade de provar periodicamente esses raros barris, a fim de determinar quando um deles estaria pronto para ser compartilhado com o mundo. Recentemente, ela retirou um ladrão de uísque, cheio com o espírito ancestral, do barril número 1978 e provou o elixir dourado das Highlands, reconhecendo instantaneamente que chegara a hora de apresentá-lo ao mundo.

Tivemos a oportunidade de fazer algumas perguntas à distinta Master Blender sobre essa expressão tão única, com o preço de $4.800, e as respostas de Barrie ecoaram com a poesia escocesa, por isso decidimos compartilhá-las com você, sem cortes – assim como o barril de quase meio século de idade deste Highland single malt.

É impossível dissociar o uísque Glenglassaugh do local de Glenglassaugh. A doçura abundante desse single malt costeiro é uma destilação completa do seu ambiente natural em Sandend Bay. Toda a sua essência é moldada pelas influências visíveis e invisíveis da terra, do mar, do ar e da água da nascente.

A excepcionalmente rica água mineral utilizada na destilação de Glenglassaugh, com um conteúdo mineral cinco vezes maior que a média das águas escocesas, combinada com a microflora costeira ao redor da destilaria em Sandend Bay, resulta em uma doçura tropical costeira única e altamente distintiva presente no espírito.

Ao longo de décadas de maturação em nossos armazéns costeiros, a microflora e o ar fresco elemental do oceano se fundem de forma exclusiva com o espírito e a madeira de carvalho, formando um elixir delicioso com ondas ondulantes de complexidade e um sabor luxuoso e atemporal.

O Glenglassaugh Single Malt Scotch de 46 anos é verdadeiramente um tesouro único que encapsula a alma da destilaria e a magnificência do seu ambiente costeiro. É uma obra-prima cuidadosamente criada, destilada pela terra, mar e ar da Escócia, que agora está pronta para ser apreciada por conhecedores de uísque em todo o mundo.