Aprecie a inovação da Maturação Ártica da Rathfinny Estate - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Aprecie a inovação da Maturação Ártica da Rathfinny Estate

A vinícola inglesa Rathfinny Estate realizou um experimento inovador ao envelhecer espumantes nas águas geladas do Círculo Polar Ártico. O projeto, chamado Havets Bobler, envolveu a submersão de 1700 garrafas de vinho, que foram lacradas com cera e mantidas a uma profundidade de 30 metros e a uma temperatura constante de aproximadamente 5°C.

O objetivo do experimento era analisar como as condições extremas do frio, pressão e falta de luz poderiam afetar a maturação do vinho em garrafa. Mark Driver, co-fundador da Rathfinny Estate, descreveu o resultado como positivo, afirmando que o frio constante “travou o desenvolvimento do vinho sob rolha, mantendo-o fresco e exibindo grandes características de fruta”.

Impressionado com os resultados, Driver planeja enviar um novo lote de vinhos para serem submersos no próximo verão europeu, buscando investigar os efeitos do tempo prolongado nessas condições adversas no vinho.

O experimento foi realizado em parceria com a empresa de cruzeiros norueguesa Hurtigruten, responsável por afundar as garrafas. Esses espumantes envelhecidos nas águas geladas serão servidos a bordo dos navios da Hurtigruten como parte das comemorações do 130º aniversário da empresa.

Essa iniciativa pioneira da Rathfinny Estate abre caminho para a exploração de métodos alternativos de envelhecimento de vinhos e destaca o potencial das condições únicas do Círculo Polar Ártico para aprimorar o sabor e as características do vinho.