Prepare-se para uma jornada espacial única em Canela - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Prepare-se para uma jornada espacial única em Canela

Um novo museu chamado Space Adventure foi inaugurado em Canela, no Rio Grande do Sul, Brasil. Anteriormente, a exposição temporária já havia sido realizada no Shopping Eldorado, em São Paulo. Agora, o museu se estabeleceu permanentemente na Avenida Don Luiz Guanella, na entrada da cidade, próximo à vizinha Gramado.

O acervo do museu é composto por uma variedade de itens relacionados às missões da NASA, incluindo objetos originais utilizados pelos astronautas, réplicas de foguetes e cápsulas espaciais. Os visitantes podem explorar mais de 300 objetos, como capacetes, botas, trajes espaciais, refeições em lata e até mesmo itens de higiene pessoal.

A visita ao museu começa com um vídeo de oito minutos, acompanhado pela música “Rocket Man” de Elton John, que narra os eventos que levaram o homem à Lua. Em seguida, os visitantes passam por um salão onde estão expostos os objetos mencionados anteriormente. Além disso, há réplicas de foguetes para admirar.

O espaço seguinte é uma reprodução da sala de controle em Houston, com um relógio de contagem regressiva e a mesa de controle originais. Nessa parte da exposição, os visitantes têm uma experiência ainda mais imersiva. Eles podem experimentar um simulador que simula a sensação de subir de elevador até o topo de um foguete e, em seguida, entrar em uma sala de cinema 4D que reproduz o pouso na Lua.

 

O ambiente seguinte é uma reprodução da própria Lua, com uma réplica em tamanho real do Módulo Lunar Apollo e do veículo de quatro rodas chamado Roving, que os astronautas usaram para se locomover no satélite natural.

O último salão do museu é dedicado às futuras missões da NASA, como o projeto Artemis, que planeja enviar a primeira mulher e a primeira pessoa negra para a Lua em 2024, e o programa de exploração em Marte. Embora o programa de exploração em Marte ainda não tenha uma data prevista para ser realizado, a NASA já desenvolveu o traje ideal para a missão. Uma exposição separada sobre esse assunto foi realizada no Farol Santander em São Paulo e agora faz parte do museu em Canela. O traje espacial laranja exposto no museu possui uma tela touchscreen explicando que a cor foi escolhida não para combinar com o planeta, mas para facilitar o resgate de astronautas caso precisem pousar no oceano.

O Space Adventure em Canela oferece aos visitantes uma experiência emocionante e educativa, permitindo que eles explorem a história espacial, desde as primeiras missões até os planos futuros da NASA. Com simuladores, um planetário e uma sala de cinema 4D, o museu proporciona uma imersão completa no mundo da exploração espacial.