Coluna Transformando Vidas com Dr. Cláudio Cordeiro - A interferência das redes sociais na beleza - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna,  Notícias

Coluna Transformando Vidas com Dr. Cláudio Cordeiro – A interferência das redes sociais na beleza

É natural aos seres humanos o cuidado com a sua aparência. Existe um reforço positivo na questão da autoestima e, inclusive, da nossa imunidade quando estamos felizes com o que enxergamos no espelho e nas fotos. Entretanto, alguns fatores externos têm interferido na percepção de beleza de muitas pessoas e gerado algumas consequências.
Os historiadores mostram que desde o início da humanidade as pessoas têm uma tendência natural a criar e seguir determinados padrões de beleza. Ao longo dos séculos enxergamos diferentes pontos de vista do que é belo. Modernamente, nos deparamos com a interferência das redes sociais na beleza.

Embora tenha várias interpretações, positivas ou negativas, essa tendência que os aplicativos de interação social virtual têm em interferir nas pessoas é algo importante e precisa ser avaliada.


Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a linguagem corporal é marcada pela distinção social, que coloca o consumo alimentar, cultural e forma de apresentação – como o vestuário, higiene, cuidados com a beleza, etc. – como os mais importantes modos de se distinguir dos demais indivíduos.

Já existem muitos estudos científicos sobre a interferência das redes sociais na beleza e os resultados revelam um fato preocupante no sentido de se gerar uma distorção da imagem corporal na maioria dos casos, principalmente em adolescentes e adultos jovens. Postagens com imagens manipuladas por aplicativos, uso de filtros para criar uma percepção estética “ideal” dentro dos padrões atuais de beleza e o excesso de oferta de conteúdo têm trazido efeitos nocivos na saúde mental e física de milhões de usuários de redes sociais.

É justo salientar que os bons exemplos e boas práticas no universo das redes sociais também podem cumprir um papel positivo na vida de seus usuários, uma vez que também são capazes de inspirar e motivar as pessoas a buscar ajuda de médicos capacitados e outros profissionais nos diversos segmentos da beleza para resolver alguma dor ou desconforto estético e terem suas vidas transformadas.

 

Até mais.
Cláudio Cordeiro

 

SERVIÇO

Dr. Cláudio Cordeiro

Médico Especialista em Cirurgia e Medicina Estética da Face

CRM: 15724

Empresarial RioMar Trade Center

Av. República do Líbano, 251-Torre 1 – sala 2708 – Pina – Recife – PE

www.claudiocordeiro.com

@clinicaclaudiocordeiro

 81 982331111

 

* Imagem de Destaque – Foto/ Fonte: Freepik