19º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco traz a brincadeira para todo mundo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

19º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco traz a brincadeira para todo mundo

Está aberta a temporada de aventuras e fantasias! O 19º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco, com o tema “Brincadeira para Todo Mundo”, promete encantar e divertir toda a família. A edição de 2023, que marca os 25 anos do evento, terá início no sábado, dia 1º, coincidindo com o começo das esperadas férias julinas.

Espetáculo Se Não Fosse Mágica. CIA Brincantes de Circo. Teatro Joana Batista, COMPAZ Miguel Arraes, Recife/PE. 01/06/2023. Foto: Arnaldo Sete.

O festival contará com uma programação repleta de espetáculos que apresentarão os melhores contos e histórias de todos os tempos, além de trazer novidades imperdíveis. A primeira peça em cartaz será “O Pequeno Príncipe”, da Cênicas Cia de Repertório, no Teatro de Santa Isabel, às 16h30. A solenidade de abertura do festival acontecerá antes da apresentação. No mesmo horário e também no sábado, no Teatro do Parque, a Roberto Costa Produções apresentará o musical “A Cigarra e a Formiga”.

Os ingressos antecipados estão disponíveis para compra no Sympla, cujo link pode ser acessado através do site oficial do festival (https://www.teatroparacrianca.com.br). O evento é uma realização da Métron Produções, empreendimento cultural de Edivane Bactista e Ruy Aguiar, e conta com a parceria de grupos e artistas pernambucanos, cujo apoio é essencial para a realização de um evento dessa magnitude. O Festival recebe também o apoio do Sistema de Incentivo à Cultura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura e Prefeitura do Recife, além do suporte da CAIXA e do Governo Federal.

A maratona teatral se estenderá até o dia 30 de julho, com um total de 18 espetáculos de companhias do Recife, Olinda, Paulista e Arcoverde. Ao todo, serão realizadas 36 apresentações nos palcos dos teatros de Santa Isabel, Barreto Júnior, Luiz Mendonça e Teatro do Parque, sempre aos sábados e domingos, com sessões às 16h ou 16h30. O Festival também promoverá 8 sessões com acessibilidade assistiva para pessoas surdas, com interpretação em Libras. No primeiro final de semana, haverá intérpretes na sessão de sábado, dia 1º, do espetáculo “O Pequeno Príncipe”, e no domingo, dia 2, em “A Cigarra e a Formiga”. Além disso, todos os teatros e locais das apresentações estão adequados para a acessibilidade física, seguindo os padrões estabelecidos pela ABNT NBR 9050.

Este ano, o 19º FTCPE presta homenagem à bonequeira Fátima Caio, falecida em março. Fátima Caio, artista negra nascida em São Paulo, dedicou sua vida à arte e à saúde mental. Com formação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco, ela encontrou nos bonecos aliados para o trabalho desenvolvido no serviço público de saúde do estado.