Banksy aporta no Rio com sua arte urbana que desafia limites - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Banksy aporta no Rio com sua arte urbana que desafia limites

A exposição “The Art of Banksy: Without Limits” chegou ao Rio de Janeiro, após ser um sucesso em diversas cidades ao redor do mundo, incluindo São Paulo. A mostra apresenta mais de 150 obras do renomado artista de rua, Banksy, conhecido por sua identidade desconhecida e por transmitir mensagens impactantes através de sua arte.

A exposição proporciona uma experiência imersiva, convidando os espectadores a percorrerem cenários que dão uma nova interpretação aos desenhos e mensagens de Banksy. A coleção inclui originais certificados, gravuras, fotos, litografias, esculturas, murais e instalações de video mapping, muitos deles reproduzidos cuidadosamente para a exposição utilizando a técnica de estêncil pela qual o artista é conhecido.

 

Além das obras em si, os visitantes têm a oportunidade de assistir a um documentário em vídeo que oferece informações sobre a vida e a obra do enigmático artista. A exposição busca proporcionar uma verdadeira imersão no universo de Banksy, cuja identidade permanece um mistério. Sua arte tem o poder de provocar, chocar e perturbar a sociedade, abordando questões importantes com poesia, energia, humor e profundidade.

 

Algumas das principais obras de Banksy estarão expostas, como “Gangsta Rat”, “Flying Copper”, “Kate Moss”, “Kissing Coppers”, “Monkey Queen”, “Bomb Hugger”, “Game Changer” e as icônicas “Flower Thrower” e “Balloon Girl”. As obras estarão distribuídas em 14 ambientes, incluindo uma sala dedicada às intervenções recentes do artista na Ucrânia, em uma área afetada pela guerra com a Rússia.

Banksy é reconhecido mundialmente como um dos maiores artistas de rua da atualidade. Suas obras estão espalhadas por cidades como Bristol, Londres, Los Angeles, Nova York, Paris, Nova Orleans e Park City, além de países como Ucrânia e Palestina, entre outros. Sua arte questiona os valores da sociedade e traz consigo uma carga social e política significativa.

A identidade de Banksy, cujo nome verdadeiro é supostamente Robin Banks, permanece um segredo bem guardado. Ele sempre esconde o rosto e é frequentemente acompanhado por colaboradores que protegem sua identidade. Sua trajetória artística começou nos anos 80, na cena underground de Bristol, e se destacou nos anos 90 pelo uso da técnica do estêncil, que garantia agilidade e rapidez em seu trabalho.

A exposição “The Art of Banksy: Without Limits” é uma oportunidade única para celebrar e aprender sobre a produção desse artista excepcional. Já atraiu mais de 1,3 milhões de visitantes em outras cidades ao redor do mundo e oferece uma montagem única e inovadora em cada local, proporcionando uma experiência inédita para cada pessoa que a visita.

Em suma, a exposição do artista de rua Banksy no Rio de Janeiro é uma oportunidade imperdível para explorar sua arte provocadora, cheia de mensagens sociais e políticas, e para se envolver com seu universo misterioso e intrigante.

 

SERVIÇO

THE ART OF BANSKY

Local: VillageMall (piso SS1) – Av. das Américas, 3900 – Barra da Tijuca

Período: 13/07 a 24/09/2023

Horário: Segunda a sábado das 10h às 22h (última sessão até 21h) | Domingos e feriados das 12h às 22h (última sessão até 21h)

Importante: A tolerância de atraso para a entrada é de até 20 minutos após o horário agendado no ingresso.

Ingressos: www.artofbanksy.com/rio