Prepare-se para se surpreender com o Rolls Royce Spectre - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Prepare-se para se surpreender com o Rolls Royce Spectre

A Rolls-Royce apresentou recentemente o seu primeiro veículo elétrico de produção, o Rolls-Royce Spectre. Com esse lançamento, a marca britânica abraçou completamente a era dos veículos elétricos e reforçou o seu compromisso com essa nova forma de motorização. O Spectre é considerado o pináculo do luxo automobilístico e mostra que os elétricos conquistaram todos os segmentos, desde os mais acessíveis até os mais luxuosos.

O desenvolvimento do Rolls-Royce Spectre levou bastante tempo, não devido a atrasos e contratempos, mas porque os fundadores da empresa, Henry Royce e Charles Rolls, já tinham um fascínio por tecnologias elétricas muito antes de iniciarem seu negócio automotivo em 1906. Henry Royce fundou uma empresa em 1884 que fabricava dínamos e motores elétricos, enquanto Charles Rolls experimentou um automóvel elétrico chamado Columbia em 1900. Na época, Rolls já reconhecia a ausência de ruído e poluição nos motores elétricos e previa a necessidade de estações de carregamento fixas.

Embora o Rolls-Royce Spectre tenha demorado mais de um século para se tornar realidade, a empresa esteve envolvida com grupos motopropulsores elétricos desde 2011. É importante ressaltar que esta é a Rolls-Royce sob a gestão da BMW, que adquiriu os direitos sobre o nome e o logótipo da Rolls-Royce em 1998. A BMW fabrica veículos com a marca Rolls-Royce desde 2003.

O Spectre é um super-cupê de luxo de quatro lugares, com quase 5,5 metros de comprimento e 2 metros de largura. Apesar de seu tamanho imponente, o veículo alcançou um coeficiente de resistência aerodinâmica de 0,25, o mais baixo da história da marca. Equipado com uma bateria de 102 kWh e dois motores, o Spectre oferece uma potência de 430 kW (584 cv) e torque de 900 Nm, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos. Sua autonomia, de acordo com o padrão WLTP, é de 530 km (455 km em condições reais).

O design do Rolls-Royce Spectre mantém a identidade e a elegância características da marca. A única indicação de que se trata de um veículo elétrico é a ausência de tubos de escape. O CEO da Rolls-Royce, Torsten Müller-Ötvös, afirmou que o Spectre precisava ser “primeiramente um Rolls-Royce e, em seguida, um veículo elétrico”. A empresa não quer assustar sua base de clientes fiéis, que, segundo eles, possui uma idade média em torno dos 40 anos. Mesmo sendo mais jovens do que o esperado, esses clientes têm poder aquisitivo para adquirir o Spectre, que tem preço inicial de 400.000 euros na Europa (sem impostos).

Devido à enorme demanda, o Rolls-Royce Spectre já tem uma lista de espera até 2025, e os preços podem variar devido a vários fatores. O lançamento deste veículo elétrico demonstra importância da Rolls-Royce em acompanhar a tendência dos veículos elétricos e atender às expectativas dos consumidores em termos de luxo, desempenho e sustentabilidade. Com o Spectre, a Rolls-Royce prova mais uma vez que é uma referência no mundo automobilístico e que os veículos elétricos estão se consolidando como uma opção viável em todos os segmentos do mercado.