Palácio de Versalhes traz a reabertura dos encantadores aposentos de Maria Antonieta - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Palácio de Versalhes traz a reabertura dos encantadores aposentos de Maria Antonieta

Após uma extensa reforma, o Palácio de Versalhes reabriu um espaço muito especial: os aposentos de Maria Antonieta, a rainha consorte da França. Esses aposentos incluem uma biblioteca, um boudoir e uma sala de jantar e de bilhar, todos eles decorados com itens cuidadosamente escolhidos pela própria Maria Antonieta.

Maria Antonieta, uma jovem austríaca, mudou-se para a França aos 14 anos para se casar com o futuro rei Luís XVI. Durante o seu tempo em Versalhes, ela supervisionou pessoalmente a reforma de seu apartamento, um processo que se estendeu até o ano de 1788. Agora, após anos de trabalho minucioso, os espaços privados da rainha consorte finalmente foram abertos ao público.

Um destaque especial nos aposentos é o quarto, que é dividido em dois andares. No andar de baixo, encontra-se a biblioteca, um lugar onde Maria Antonieta podia se retirar para desfrutar de momentos de leitura e estudo. A seleção de livros e obras de arte presentes na biblioteca refletem os interesses e o gosto refinado da rainha.

No andar de cima, situa-se o boudoir, um espaço íntimo e elegante destinado ao relaxamento e à privacidade de Maria Antonieta. Esse ambiente reflete sua personalidade única, com móveis e objetos de decoração que expressam sua sensibilidade artística e estilo sofisticado.

Além disso, os visitantes têm a oportunidade de explorar a sala de jantar e de bilhar, onde Maria Antonieta e seus convidados desfrutavam de refeições e entretenimento. Os móveis, tapeçarias e adornos foram escolhidos pela própria rainha, criando um ambiente luxuoso e acolhedor para as ocasiões sociais realizadas nesse espaço.

A reabertura dos aposentos de Maria Antonieta no Palácio de Versalhes oferece aos visitantes a chance de vivenciar de perto a atmosfera e o estilo de vida da rainha consorte da França. É uma oportunidade única para explorar a história e o legado de uma das figuras mais icônicas da realeza francesa.