Virtuosi Gravatá celebra sua 13ª edição na encantadora cidade de Gravatá - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Virtuosi Gravatá celebra sua 13ª edição na encantadora cidade de Gravatá

O Virtuosi Gravatá, um festival de música clássica, está chegando à sua 13ª edição na cidade de Gravatá, localizada no Agreste pernambucano. O festival acontecerá na Igreja Matriz de Sant’Ana, de 14 a 22 de julho, e contará com a presença de renomados instrumentistas internacionais. O acesso aos recitais é gratuito.

A abertura do festival ocorrerá no dia 14 de julho, às 20h30, com o recital “Canções que meu pai me ensinou”, apresentado pelo violoncelista Leonardo Altino e sua mãe, Ana Lúcia Altino. Eles interpretarão obras de compositores como Marlos Nobre, Brahms, Villa-Lobos, Tchaikovsky e Paganini, em homenagem ao maestro Rafael Garcia, criador do Virtuosi, que faleceu em outubro de 2021.

No sábado, dia 15 de julho, às 11h, o jovem pianista Luis Felipe Oliveira se apresentará, celebrando os 150 anos do nascimento de Rachmaninoff, além de executar obras de Mozart e Liszt. Luis Felipe é natural de Gravatá, bacharel em Piano pela UFPE e possui importantes prêmios em concursos de música.

 

No mesmo sábado, às 20h30, o Ensemble Vocal Cantamus & Collegium Musicum do Recife, sob a regência do maestro Gilson Celerino, apresentará a Missa em sol de Schubert e o Magnificat de Johann Sebastian Bach. O grupo vocal é especializado em música sacra e tem se destacado no cenário musical local.

Na segunda semana do festival, no dia 20 de julho, às 20h30, o violista Rafaell Altino se apresentará com Lucas Thomazinho ao piano, executando as sonatas de Rachmaninoff e Cesar Franck. Rafaell é violista principal da Sinfônica de Odense, na Dinamarca, e já se apresentou em diversos países.

No dia 21 de julho, sexta-feira, às 20h30, ocorrerá um concerto de música de câmara com a participação do violinista italiano Emmanuele Baldini, do violoncelista Leonardo Altino, do violista Rafaell Altino e do pianista Lucas Thomazinho. Serão apresentadas a Serenata para cordas de Dohnanyi e o Trio Op.8 de Johannes Brahms.

O encerramento do festival acontecerá no dia 22 de julho, com duas sessões. Na primeira sessão, às 11h, será lançado o CD “Compositoras Brasileiras: Música para viola”, com Rafaell Altino e Ana Lúcia Altino ao piano. O álbum conta com obras encomendadas a Rafaell de compositoras brasileiras e será lançado digitalmente em agosto.

Na segunda sessão do sábado, às 20h30, a Orquestra Jovem de Pernambuco, regida por Nilson Galvão, se apresentará com os solistas Emmanuele Baldini, Rafaell Altino e Leonardo Altino, interpretando obras de Mozart, Haydn, Sarasate e Sivuca. A Orquestra Jovem de Pernambuco foi criada em 1986 e reativada em 2005.

O Virtuosi Gravatá é patrocinado pelo Ministério da Cultura e pela Prefeitura de Gravatá, com apoio da Eólica Gravatá. A direção artística do festival é da pianista Ana Lúcia Altino.