Coluna A Beleza do Olhar com Dra. Michelle Dias – Você conhece a Blefarite?
Coceira, vermelhidão e formação de crostas nas pálpebras são alguns dos sintomas da Blefarite, termo tão incomum na sociedade mas tão frequente nos consultórios de oftalmologia.
A causa base ainda não é plenamente conhecida mas sabemos que está associada a inflamação de uma importante glândula presente em toda a margem da pálpebra. É uma condição que não tem cura e está associada a doenças da pele como dermatite seborreica, rosácea além de alguns hábitos como uso de lente de contato, tabagismo e uso de ácidos no rosto
Se encontrar um ambiente em desequilíbrio pode haver infecção local e o aparecimento de infecções como terçol e conjuntivites. Uma boa higiene das pálpebras é a base do tratamento da blefarite. O objetivo é aliviar os sintomas e desenvolver um esquema de manutenção para prevenir ou minimizar o processo inflamatório.
A remoção adequada da maquiagem é fundamental para uma boa saúde dos olhos pois o acumulo de produto dia após dia causa a quebra da barreira de proteção da pele abrindo o caminho para infecções. É importante também a higiene dos pincéis usados para a maquiagem que também podem ser uma fonte de infecção.
Lembre-se que beleza e saúde devem estar sempre juntas.
Dra Michelle Dias
CREMEPE 19346 /CREMESP 233671
Médica Oftalmologista, especialista em Plástica Ocular.
Staff no HOPE e do Real Visão no Hospital Português
www.michelledias.vip
* Imagem de Destaque – Foto/ Fonte: Imagem de KamranAydinov no Freepik