50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela traz um mar de emoções e recordes - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela traz um mar de emoções e recordes

A histórica 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI) começou neste domingo, 23 de julho, e vai até o dia 29. O evento reúne mais de 130 barcos que irão participar da principal competição de vela oceânica do continente. Os veleiros estão divididos em oito classes: HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Proa, Multicascos e HPE25.

A classe BRA-RGS terá o recorde histórico de 47 veleiros de diferentes estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará e Bahia, além de contar com a participação de 12 barcos argentinos. O vencedor da classe BRA-RGS será o Campeão Brasileiro.

A competição contará com a presença de atletas olímpicos e pan-americanos renomados, como Torben Grael, Robert Scheidt e Samuel Albrecht, aumentando ainda mais a importância do evento.

A 50ª SIVI terá a tradicional Regata 100 anos – Atrevida por Boreste – Marinha do Brasil como evento de abertura. A regata celebra o centenário do veleiro Atrevida, concebido por Nataniel Herreshoff em 1923, e percorrerá mais de 50 milhas náuticas, contornando toda a ilha de Ilhabela.

A competição também promoverá a Regata Vela do Amanhã, um projeto social que reuniu mais de 150 crianças das escolas de vela, proporcionando a elas a oportunidade de conhecer os barcos de oceano e velejar ao lado de navegadores experientes. O objetivo é incentivar os jovens a seguirem no esporte.

Além das competições de vela, a Prefeitura de Ilhabela oferecerá passeios guiados gratuitos para moradores e turistas, com oito roteiros diferentes partindo do Centro Histórico da cidade. Essa iniciativa acontecerá até o dia 30 de julho e busca integrar a programação da SIVI.

Durante a 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, os visitantes também poderão aproveitar a temporada de baleias que ocorre de junho a agosto, com cerca de 405 animais já tendo passado pela região.

Ilhabela é conhecida por suas lindas praias, vegetação abundante e mar de verde intenso, oferecendo aos visitantes um dos refúgios mais belos do litoral norte de São Paulo, com mais de 50 praias, muitas delas ainda praticamente virgens, e cachoeiras abundantes.

Além das emocionantes regatas, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela proporciona atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, incluindo shows, exposições e palestras. A organização adaptará as regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser realizadas no Canal de São Sebastião ou em outras raias ao norte e ao sul da ilha.

A 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela promete ser um evento emocionante e inesquecível, reunindo competidores de diversas classes, celebridades da vela e proporcionando momentos de lazer e cultura para os participantes e visitantes.