Chateau Montelena Chardonnay 2021 conecta a história Viva do Vinho californiano - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Chateau Montelena Chardonnay 2021 conecta a história Viva do Vinho californiano

O Chateau Montelena, localizado no coração de Napa Valley, ostenta um pedigree invejável que remonta a décadas. Sua história épica começou a se desenhar em 1976, no lendário Julgamento de Paris, um marco na história do vinho. Nesse evento icônico, os vinhos americanos foram desafiados por suas contrapartes francesas em uma degustação às cegas. O Chardonnay de 1973 da vinícola, contra todas as expectativas, emergiu como o vencedor, superando garrafas francesas que hoje alcançariam valores astronômicos.

Quase meio século depois, o Chateau Montelena continua a produzir vinhos inspirados. Uma das chaves para o sucesso desta vinícola é o clima singular de Calistoga, no extremo norte da região de Napa Valley. Enquanto o vale central é conhecido por seu calor, Calistoga oferece colinas arborizadas e um clima mais fresco, ideal para a produção de vinhos Chardonnay com acidez vibrante. Durante o dia, as temperaturas podem atingir 90 graus, mas à noite caem para a agradável marca de 50 graus, criando um equilíbrio perfeito para o Chardonnay.

O Chardonnay 2021 do Chateau Montelena é um testemunho da excelência persistente desta vinícola. No nariz, revela notas de madressilva, maçã verde e jasmim, com essa expressão floral continuando no paladar. À medida que o vinho se desenrola, surgem sabores de pêra asiática, damasco maduro e um toque sutil de coalhada de limão. Tudo isso é unido por uma notável firmeza e acidez que fazem a boca salivar de prazer. A garrafa está disponível por $ 70, um preço que reflete a qualidade excepcional que se espera de um Chateau Montelena.

Uma dica valiosa para os amantes do vinho é a oportunidade de explorar safras antigas. O Chateau Montelena abre regularmente sua adega para lançar garrafas correspondentes cinco anos mais velhas. Esta é uma experiência única para comparar como o Chardonnay envelhece e evolui ao longo do tempo.

A autora deste artigo, Kate Dingwall, é uma sommelier altamente qualificada pela WSET e uma escritora especializada em destilados. Seu trabalho é amplamente reconhecido e já apareceu em publicações de renome, como Wine Enthusiast, Eater, Forbes.com e Food & Wine. Kate também é conhecida por sua expertise em vinhos e atualmente serve vinhos em um dos melhores restaurantes do Canadá.

Em resumo, o Chateau Montelena Chardonnay 2021 é um testemunho vivo da história e excelência desta vinícola lendária. Se você busca um Chardonnay excepcional que combina a tradição com a inovação, esta garrafa merece um lugar especial em sua adega. E não se esqueça de explorar as safras antigas para uma experiência verdadeiramente enriquecedora no mundo do vinho.