Laplanta Jardim Flutuante, empresa pioneira no Nordeste no "Verde Vertical”, enriquece ambientes - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Laplanta Jardim Flutuante, empresa pioneira no Nordeste no “Verde Vertical”, enriquece ambientes

A jardinagem é, de fato, uma atividade que requer cuidado, planejamento e paixão para criar espaços verdes vibrantes em ambientes residenciais e comerciais. Com isso, a técnica de painéis hidropônicos é uma maneira fascinante de cultivar plantas, pois envolve o uso de água e nutrientes em vez de solo. Isso pode ser especialmente benéfico em áreas com espaço limitado, como escritórios ou apartamentos, onde a jardinagem tradicional pode ser um desafio.

E é nesse contexto que a Laplanta Jardim Flutuante se diferencia com sua abordagem inovadora usando painéis hidropônicos na criação de jardins, adaptando soluções de jardinagem a diferentes infraestruturas e criando jardins bem-sucedidos. Afinal, cada ambiente tem suas próprias necessidades de luz, espaço e cuidados, e é importante personalizar o projeto do jardim de acordo com esses fatores. “Com muita pesquisa, tentativas e erros, a gente conseguiu instalar nosso sistema em lugares improváveis”, destaca Noel Lapa, fundador deste diferenciado empreendimento.

Atuando desde 2017, a pernambucana Laplanta Jardim Flutuante nasceu com o propósito de criar espaços verdes dentro das casas, ambiente de trabalho e espaços públicos a partir de um sistema específico de jardim vertical natural. Neste caso, a proposta é composta por materiais leves e super resistentes, que proporcionam a criação de lidos projetos onde o verde é a estrela em módulos hidropônicos extremamente versáteis, capazes de forrar pequenas e grandes áreas nos mais diversos ambientes.

Tudo isso porque a Laplanta Jardim Flutuante trabalha com uma estrutura desenvolvida sob medida e que conta com esse inovador sistema exclusivo de automatização de irrigação para garantir uma rega sempre na quantidade adequada para as paredes verticais. “As áreas a serem trabalhadas não recebem nenhum preparo de impermeabilização, e não possui ponto d’água nem dreno, pois nosso sistema permite que se crie jardins verticais em qualquer superfície, precisando exclusivamente de uma tomada para manter a estrutura do verde forrado no espaço que integra o projeto de ambientação projetado”, comenta Lapa.

Como uma grande parte dos projetos da empresa estão focados em jardim vertical, inclusive permanente, a plena saúde do jardim é um dos fatores do sistema do La Planta Jardim Flutuante que se esmera na eficiência, buscando soluções que proporcionem as condições ideais para um bom desenvolvimento da vegetação, com pouquíssima manutenção.

Com isso, a empresa consegue propagar em toda Região Metropolitana do Recife, em outras cidades e estados vizinhos essa paixão louca pelo verde e pela decoração viva em ambientes, através de jardim vertical. Por isso, a La Planta desenvolve um projeto em conjunto com arquitetos e proprietários dos imóveis pensando a forma ideal do ambiente verde se integrar com as luzes, os tons e as texturas com total harmonia.

Na sequência, prepara o local que vai receber o jardim vertical natural (impermeabilizar a parede, se é preciso em termos de um ponto d’água, um ralo, etc) com o seu sistema fechado de irrigação que dispensa, inclusive, ponto d’água e dreno. O jardim é planejado e executado a várias mãos e cabeças para a viabilização de jardim que atendam os anseios daqueles que desejam abraçar essa transformação.

“Trabalhamos com várias escalas de jardins, desde pequenos quadros até fachadas inteiramente forradas. Com isso, nós da La Planta conseguimos desenvolver projetos com grandes estruturas de Jardim hidropônico com reservatório acoplado e irrigação automatizada, como ainda um jardim de 1,20×1,20 com reservatório e autonomia de irrigação de cerca de uma semana”, diz Lapa.

Para tanto, o empresário sempre agrega boas parcerias em seus portifólios, que se complementam para oferecer soluções em jardins verticais em praticamente qualquer situação, partido de diversas referências mundiais que contribuem como inspiração para seus projetos. Com base nessas referências, a equipe da  La Planta solta a imaginação e cria proposta que se adequem a realidade ambiental e climática, de forma a se integrar de forma assertiva com o design outdoor e indoor de cada cliente.