Conheça o Bâtard Montrachet grand cru 2018, a excelência em vinhos de realeza - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça o Bâtard Montrachet grand cru 2018, a excelência em vinhos de realeza

No recente banquete realizado no Salão dos Espelhos do Palácio de Versalhes em homenagem ao Rei Charles III e à Rainha Camilla, alguns dos mais distintos vinhos foram servidos aos cerca de 160 convidados, que incluíam figuras proeminentes escolhidas por suas contribuições nas relações entre o Reino Unido e a França.

Entre as seleções notáveis de vinhos estava uma garrafa do renomado Bâtard Montrachet Grand Cru 2018, um tesouro da vinícola Domaine Fontaine-Gagnard, que é de uma complexidade inigualável. A sua elegância e potência fazem dele um vinho excepcional com nariz frutado maduro, ainda mostra claramente aromas torrados do envelhecimento em barrica, além de notas florais e mel de flores.

O rótulo 100% Chardonnay é intensivo e, na boca é cremoso, encorpado, muito opulento, boca cheia de vinho, com topo de fruta madura, nervo ácido fino e, apesar da opulência, muita frescura. Este domaine, localizado na região de Chassagne-Montrachet, é conhecido por suas vinhas em alguns dos melhores vinhedos da região, incluindo parcelas em 3 vinhedos Grand Cru e em 12 vinhedos 1er Cru. Sob a direção talentosa de Céline Fontaine desde 2007, a vinícola adota práticas de agricultura sustentável e utiliza leveduras indígenas para a vinificação, com envelhecimento em carvalho personalizado.

Os vinhos do Domaine Fontaine-Gagnard são elogiados por sua profundidade, intensidade e complexidade. Entre os brancos, destacam-se o Chassagne-Montrachet Clos St. Jean e o Chassagne-Montrachet Maltroie, cada um com suas características únicas. Além disso, o domaine produz vinhos nos 3 vinhedos Grand Cru da região, com destaque para o lendário Batard-Montrachet, elaborado a partir de vinhas com décadas de história.

Este banquete real foi uma celebração das relações entre o Reino Unido e a França, unindo a realeza e a alta sociedade em torno da excelência dos vinhos da Borgonha, com o Bâtard Montrachet Grand Cru 2018 da Domaine Fontaine-Gagnard como uma das joias da coroa dessa ocasião extraordinária.