Conheça o Treeful, o resort japonês de casas na árvore, para realizas ‘Sonhos de Infância’ - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça o Treeful, o resort japonês de casas na árvore, para realizas ‘Sonhos de Infância’

Crescendo em Tóquio, Satoru Kikugawa tinha um sonho de infância que se transformou em realidade adulta: construir uma casa na árvore. O impulso veio durante uma viagem a Bornéu, onde testemunhou a devastação ambiental causada pela derrubada de florestas. Essa experiência inspirou Kikugawa a criar o Treeful, um resort de luxo na província de Okinawa, que não apenas oferece acomodações únicas em casas na árvore, mas também promove a sustentabilidade.

Completamente autodidata, Kikugawa aprendeu a construir casas na árvore por meio de vídeos no YouTube, enfrentando desafios e aprendizados ao longo dos anos. Ao invés de derrubar árvores para construir, ele escolheu uma árvore específica na floresta de Okinawa e a abraçou, construindo ao redor dela. Esse conceito não apenas preserva a natureza, mas também proporciona uma experiência única aos visitantes.

Apesar de enfrentar ceticismo inicial, Kikugawa encontrou apoio crucial em sua filha Maha, graduada em ciência e política de ecossistemas. Juntos, pai e filha compartilham a missão de preservar a natureza e transmitir seus valores através do resort sustentável.

O Treeful atualmente possui quatro casas na árvore, cada uma construída com o mínimo impacto ambiental. A AeroHouse, por exemplo, foi erguida acima do solo para proteger o habitat local. A sustentabilidade é priorizada com o uso de cavilhas de madeira em vez de parafusos de metal, banheiros de compostagem e esterilização da água do poço com luz ultravioleta.

O resort, inaugurado em 2021, recebeu reconhecimento do Guinness World Records por ter a casa na árvore mais baixa do mundo. Além disso, Kikugawa tem planos de expandir globalmente, colaborando com o governo cambojano para construir casas na árvore no Parque Nacional Phnom Kulen, combatendo a exploração madeireira ilegal.

Treeful não é apenas um destino de luxo, mas um exemplo inspirador de como os sonhos de infância podem se transformar em iniciativas que impactam positivamente o meio ambiente e promovem a sustentabilidade. O fundador, Satoru Kikugawa, visualiza um futuro onde sua visão se espalha globalmente, contribuindo para a preservação da natureza em escala internacional.