Chanel lança a elegância entrelaçada numa coleção Tweed de Alta Joalheria deslumbrante - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Chanel lança a elegância entrelaçada numa coleção Tweed de Alta Joalheria deslumbrante

A renomada casa de moda Chanel acaba de lançar uma deslumbrante coleção de alta joalheria, mergulhando novamente na rica história da marca e homenageando um dos elementos mais icônicos de sua fundadora, Gabrielle Chanel: o tweed. Inspirada nas primeiras incursões de Gabrielle na Escócia em 1928, onde ela descobriu o calor e conforto do tweed enquanto pescava salmão, a coleção incorpora a maleabilidade e a sutileza do tecido em peças excepcionais.

O diretor do estúdio de criação de joias finas da Chanel, Patrice Leguéreau, lidera esta nova incursão no mundo do tweed. A coleção Tweed de Chanel apresenta 63 peças habilmente trabalhadas, destacando efeitos de bordado, franjas e rendas com vazados. Cinco novos padrões, adornados com ícones queridos por Gabrielle, como a fita branca, a camélia rosa, o cometa sobre fundo azul, o sol e o leão, ganham vida em colares, sautoirs, pulseiras, broches, anéis e brincos.

Uma característica marcante da coleção são as joias transformáveis, refletindo a tendência crescente na alta joalheria. Leguéreau expressa sua visão: “Para esta nova coleção dedicada ao tweed, quis ir além na interpretação, criando um verdadeiro tecido de pedras preciosas, leve e flexível.”

A camélia, ícone do estilo de Gabrielle Chanel, é destacada em uma série de peças Tweed Camelia. A perfeição geométrica da flor é gravada em ouro rosa com safiras rosa pó e fúcsia sobre uma base texturizada, com destaque para um colar em ouro rosa, ouro branco, diamantes e safiras em tom de rosa, cujo motivo central pode ser removido e usado como broche.

Outro tema explorado na coleção é a fita, tanto presente no tweed quanto nas criações anteriores de Chanel. Fitas de ouro branco, diamantes e pérolas cultivadas se entrelaçam, destacando texturas monocromáticas ultra flexíveis, como em uma renda. O colar Tweed Perlé, por exemplo, pode ser desmembrado para ser usado como pulseira, enquanto o broche Perlé se transforma em um pingente.

A coleção também presta homenagem ao motivo do cometa, eternamente moderno desde a primeira coleção de alta joalheria criada por Gabrielle Chanel em 1932. O colar Tweed Céleste e o colar Étoilé, em ouro branco e amarelo, diamantes, safiras e ônix, trazem à vida a ideia de um céu noturno estrelado.

O sol, sempre presente no universo de Gabrielle Chanel, é central em uma trama brilhante que joga com volumes e transparência. O broche Byzance, em ouro amarelo, diamantes e berilos, se transforma em pingente, enquanto o colar Cambon em ouro amarelo e branco, diamantes brancos e amarelos e cristal de rocha, permite que o motivo do sol seja removido e usado em diferentes formas.

Por fim, o leão, símbolo intrépido de Gabrielle Chanel, surge em tons vibrantes sobre texturas bordadas e trançadas com correntes. O colar Royal em ouro amarelo, ouro branco, diamantes e rubis destaca-se pela versatilidade, permitindo que elementos sejam destacados e usados separadamente como anel, colar ou broche.

Desenvolvidas com maestria pelos artesãos da oficina de joias finas da Chanel, as peças da coleção Tweed de Chanel não apenas homenageiam o tecido que se tornou parte do DNA da marca, mas também destacam a intrincada textura, delicadeza e maciez do tweed. É uma celebração luxuosa e sofisticada, onde cada joia é uma obra-prima única, ecoando a visão inovadora de Gabrielle Chanel.