Ventura revela primeiro Jet 100% elétrico do Brasil em parceria com Taiga Motors - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Ventura revela primeiro Jet 100% elétrico do Brasil em parceria com Taiga Motors

A Ventura, renomada marca brasileira de embarcações, anunciou oficialmente o lançamento do Ventura Orca Performance by Taiga, o primeiro jet 100% elétrico do Brasil. Desenvolvido em parceria com a canadense Taiga Motors, o novo modelo promete uma experiência única ao combinar adrenalina e sustentabilidade. O jet, que dispensa o uso de combustíveis tradicionais, garante zero emissões de poluentes, além de proporcionar uma navegação silenciosa e livre de odores.

O evento de lançamento exclusivo para os dealers Ventura está marcado para o dia 29 de janeiro, enquanto a apresentação para imprensa e influenciadores ocorrerá em 31 de janeiro. O Ventura Orca Performance by Taiga é fruto de um contrato de distribuição exclusiva de três anos entre a Ventura e a Taiga Motors, permitindo que a marca brasileira leve a inovação não apenas para o Brasil, mas também para outros países da América do Sul.

A embarcação, lançada pela Taiga em 2022 como o primeiro jet elétrico do mundo produzido em larga escala, é alimentada por uma unidade de tração integrada com motor inversor de sexta geração, oferecendo uma potência de pico de 120 kW (160 cv) e 170 Nm de torque. Isso resulta em uma velocidade máxima de 100 km/h, com a bateria proporcionando autonomia de até duas horas de uso.

A recarga do jet elétrico é conveniente, bastando estacionar e conectar a embarcação a qualquer tomada padrão. O tempo de recarga é de aproximadamente 3 horas e meia, enquanto o uso de um carregador rápido DC (opcional) garante até 80% de carga em menos de 40 minutos, segundo a Ventura.

O casco do Orca Performance foi otimizado hidrodinamicamente, garantindo equilíbrio e eficiência em diferentes condições. Aliado a um baixo centro de gravidade da bateria, o jet oferece estabilidade mesmo em manobras de alta velocidade. Estima-se que o preço do novo modelo esteja na faixa dos R$ 130 mil a R$ 150 mil.

A Ventura, que redefiniu sua marca em 2021 como Ventura Experience, abrangendo os setores Marine, Adventure e Store, tem expandido rapidamente, entregando mais de 20 mil barcos desde sua fundação em 1983. A parceria com a Taiga Motors solidifica ainda mais sua posição como líder na América do Sul, reforçando o compromisso em oferecer produtos inovadores aos revendedores e clientes.

A Taiga Motors, por sua vez, é reconhecida por ser uma fabricante pioneira de veículos elétricos off-road, incluindo motos de neve e motos aquáticas. A parceria com a Ventura representa uma estratégia da marca canadense para compensar a sazonalidade norte-americana, estabelecendo o novo jet elétrico como um negócio ao longo de todo o ano. Ambas as empresas enxergam na iniciativa uma oportunidade de liderar a revolução sustentável no segmento náutico e off-road.