Museu do Amanhã revela a coexistência das espécies e a magia da Natureza - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Museu do Amanhã revela a coexistência das espécies e a magia da Natureza

O Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro, convida o público a uma experiência imersiva única na exposição “Sentir Mundo – Uma Jornada Imersiva”. Essa mostra, que estará em exibição de 30 de janeiro a 2 de junho de 2023, oferece aos visitantes a oportunidade de enxergar o mundo através dos olhos de diferentes espécies, mergulhando em três áreas temáticas distintas: o dossel da floresta, o subsolo e a dança dos insetos.

Desenvolvido em parceria com o Sensory Odyssey Studio e o Muséum National d’Histoire Naturelle, o projeto proporciona uma experiência sensorial completa. Projeções em alta definição, sons característicos e estímulos olfativos transportam os espectadores para ambientes específicos, oferecendo uma visão única das interações entre diferentes espécies e destacando a interdependência da humanidade com a natureza.

“A primeira exposição temporária de 2024 joga luz sobre a coexistência das espécies e a interdependência da humanidade com a natureza. ‘Sentir Mundo’ coloca os visitantes em diferentes perspectivas e no habitat de outras espécies, propondo um mergulho na rede de interação entre elas”, destaca João Falcão, diretor-geral do Museu do Amanhã.

Ao entrar na exposição, os visitantes são envolvidos por cheiros especialmente desenvolvidos para cada área temática, proporcionando uma imersão ainda mais completa. Na região do dossel das florestas, por exemplo, os participantes podem sentir-se no topo das árvores, enquanto na área do subsolo, ouvem barulhos de formigas e sentem o cheiro característico da terra molhada.

A exposição também conta com um conteúdo exclusivo produzido pelo Museu Nacional, incluindo três insetários que apresentam diferentes espécies de insetos presentes nos ecossistemas explorados na mostra. Esse material será exibido em um painel informativo logo após a saída do espaço imersivo.

“Sentir Mundo – Uma Jornada Imersiva” já encantou mais de 375 mil visitantes em Paris e Singapura desde sua inauguração em 2021. Agora, chega ao Rio de Janeiro, apresentada pela Livelo, com o apoio da IFF e realização do Museu do Amanhã. A exposição, que busca levantar questões sobre preservação ambiental, promete ser um programa envolvente para todas as idades.

 

Serviço:

 

Exposição: Sentir Mundo – Uma Jornada Imersiva

Data: De 30 de janeiro a 2 de junho de 2023

Local: Museu do Amanhã, Praça Mauá, 1 – Centro

Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h)

Ingressos: Terças-feiras entrada gratuita. Nos demais dias, R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada).