Coluna Decorando com Graciely Nery - Perfis de LED na Arquitetura - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna,  Notícias

Coluna Decorando com Graciely Nery – Perfis de LED na Arquitetura

A iluminação desempenha um papel fundamental na criação de ambientes acolhedores e funcionais na arquitetura de interiores. É um assunto que desperta muito interesse e dúvidas. Por isso, nessa semana escolhemos falar de um elemento que está sendo bastante usado nos projetos de arquitetura, tanto de interiores, como em fachadas, para criar uma iluminação personalizada e moderna: o perfil de led.

Nos últimos anos, os perfis de LED se destacaram como escolhas versáteis e eficientes para designers e arquitetos, proporcionando uma variedade de opções inovadoras. Simplesmente uma estrutura de alumínio que abriga as fitas de LED, e tem diversas formas e tamanhos. Sejam embutidos no forro, fazendo desenhos no teto e paredes, sejam em painéis distribuídos pelos ambientes, os perfis também aparecem no mobiliário: prateleiras, bancadas, nas farmacinhas dos banheiros, penteadeiras. Em espaços externos, os perfis de LED podem ser aplicados para realçar fachadas, caminhos ou áreas de lazer.

Crédito das fotos Divulgação Graciely Nery Arquitetura

Isso oferece a possibilidade de criar designs personalizados para atender às necessidades e preferências individuais. Dependendo apenas da criatividade do arquiteto. Em ambientes comerciais, por exemplo, os perfis de LED podem ser utilizados para destacar produtos, criar atmosferas distintas e reforçar a identidade da marca.

O conhecimento das possibilidades de uso são importantíssimos para a escolha correta e assertividade na aplicação. De maneira geral e simplificada temos os perfis de embutir e sobrepor.

Perfil Embutido: como o nome já cita, este tipo de perfil é instalado diretamente na estrutura, proporcionando uma iluminação discreta e elegante. Pode ser utilizado para criar linhas de luz embutidas em tetos, paredes e painéis. Eles podem ter acrílico de fechamento ou não, e possuem uma variedade de modelos.

Perfil de Sobrepor: Montado diretamente na superfície da estrutura, esse perfil é versátil e fácil de instalar. Com fechamento em acrílico, é adequado para aplicações em que a estética do perfil é parte do design, como abaixo de prateleiras e elementos decorativos.

Crédito das fotos Divulgação Graciely Nery Arquitetura

Para o sucesso do resultado da utilização do perfil a escolha da fita de led adequada é primordial.Além da eficiência, as fitas de LED oferecem uma infinidade de opções de cores, desde tons quentes e acolhedores até cores mais vibrantes, as fitas de LED possibilitam uma personalização completa do espaço.

A temperatura de cor é super importante na escolha da iluminação, influenciando diretamente na atmosfera e na percepção visual do espaço. As fitas de LED oferecem uma ampla variedade de opções de temperatura de cor, que variam em mais frias ou mais quentes. Não esquecendo da opção da Fita RGB que permite a escolha de possibilidades de cores, proporcionando flexibilidade na criação de ambientes dinâmicos e personalizados.

Ao combinar adequadamente a temperatura de cor, o tipo de perfil e a fita de LED escolhida, os profissionais de design de interiores podem criar ambientes que atendam não apenas às necessidades funcionais, mas também às expectativas estéticas, resultando em espaços visualmente impressionantes e adaptáveis às preferências dos usuários

Crédito das fotos Divulgação Graciely Nery Arquitetura

Em resumo, a utilização de perfis e fitas de LED na arquitetura de interiores não só atende às demandas funcionais da iluminação, mas também agrega um valor estético significativo. Essa tecnologia moderna está moldando a maneira como percebemos e experimentamos os espaços, proporcionando ambientes visualmente cativantes e eficientes.

Até a próxima!

 

SERVIÇO

Graciely Nery
Arquitetura Comercial, Residencial e Interiores
Graciely Nery Arquitetura
F: (81) 988215587 30400131