Le Mir leva seu premiado sabor e tradição árabe a Curitiba - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Le Mir leva seu premiado sabor e tradição árabe a Curitiba

O aclamado restaurante de comida árabe, Le Mir, originário de Foz do Iguaçu e reconhecido como um dos melhores do Brasil, agora chega à capital paranaense com sua mais nova filial. Localizada na Alameda Presidente Taunay, 533, no bairro Bigorrilho, a nova unidade já está de portas abertas para receber os clientes curitibanos.

O Le Mir é mais uma empreitada do Grupo Vino!, sob a liderança do restaurateur Raphael Zanette, que se associou ao casal de fundadores, Edy e Alia Kazoun, para trazer essa experiência gastronômica única à cidade. Fundado em 2019, o Le Mir conquistou rapidamente uma posição de destaque em Foz do Iguaçu, tornando-se um dos empreendimentos gastronômicos mais bem-sucedidos da região, que abriga a segunda maior comunidade árabe no Brasil.

A primeira unidade, localizada na região central de Foz, já foi eleita o melhor restaurante da cidade em todas as categorias, segundo o Prêmio TripAdvisor. No ano passado, o Le Mir expandiu seus horizontes com a abertura de mais dois endereços: o Le Mir Hilton, no hotel Double Tree by Hilton, e o Le Mir Snacks, na Vila A.

A história por trás do sucesso do Le Mir é fascinante. Edy Kazoun, libanês de origem, gerenciou um grande hotel na Espanha por 33 anos. Em uma visita a Foz do Iguaçu, acompanhado pela esposa brasileira, apaixonou-se pela cidade e decidiu estabelecer-se ali, fundando o Le Mir. Raphael Zanette, por sua vez, descobriu o restaurante durante uma viagem de férias e ficou encantado com a comida e o conceito moderno da casa.

Segundo Zanette, o Le Mir se destaca no mercado por unir a autenticidade da gastronomia árabe às técnicas de apresentação, serviço e atendimento de alto padrão, oriundos da vasta experiência de Edy na hotelaria de luxo. O projeto de inauguração da filial em Curitiba inicialmente estava destinado à Mercadoteca Batel, porém, devido ao conceito exigente do Le Mir, foi redirecionado para o espaço que anteriormente abrigava o renomado C La Vie, após seu encerramento em 2023.

O cardápio da unidade curitibana reflete a riqueza e a diversidade da culinária árabe. As receitas são executadas pela talentosa equipe liderada por Giselle Carmona, que traz consigo sua experiência do C La Vie. Destaque para os Menus Degustação, que remetem às mesas fartas e saborosas característicos do mundo árabe, oferecendo opções como o Delux e o Premium, com uma variedade de entradas e pratos quentes.

Além disso, o Le Mir oferece uma seleção de pratos à la carte, incluindo tradicionais pastas, kibe cru, tabule e outros favoritos da clientela. Para os amantes de doces, a doceria árabe presente no cardápio oferece delícias como Mhalabie, Sorvete árabe e Halawi.

Para acompanhar as refeições, o Le Mir dispõe de uma adega de vinhos com mais de 200 rótulos, assinada pelo Grupo Vino!, além do novo ROS Bar, comandado pelo mixologista Alieksey Machinsky, que apresenta clássicos e coquetéis autorais inspirados nas culturas do Mediterrâneo.

Com uma proposta que valoriza não apenas a comida, mas também a experiência gastronômica como um todo, o Le Mir promete encantar os curitibanos com sua autenticidade, qualidade e hospitalidade árabe. O restaurante opera de terça a sexta-feira, das 19h às 23h, sábado do meio-dia às 15h e das 19h às 23h, e domingo do meio-dia às 15h. Reservas podem ser feitas pelo telefone (41)99279-0994. Acompanhe as novidades pelo Instagram @lemircuritiba.